Publicidade

Cigarras cantam até morrer? 10 fatos curiosos sobre elas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Setembro de 2021 às 10h10

Link copiado!

Bill Nino/Unsplash
Bill Nino/Unsplash

Lembra da fábula A Cigarra e a Formiga? Provavelmente, logo na infância, é a primeira vez que se ouve falar desses insetos alados que se destacam pelo som alto e vibrante que produzem. A cigarra vive em todos os continentes, exceto na Antártica, e costuma aparecer principalmente na época da primavera. Muita gente acha que a cigarra canta até morrer, mas na verdade não é bem assim.

1. Canção do acasalamento

Esse zumbido alto que as cigarras produzem é um chamado de acasalamento. Acontece que os machos cantam juntos em coro, e a canção atrai fêmeas que se agrupam para acasalar. Após o acasalamento, os machos morrem e as fêmeas começam a colocar seus ovos — aproximadamente 20 de cada vez — que  são inseridos em fendas nos galhos das árvores. Os ovos eclodem entre seis e dez semanas, e as pequenas cigarras caem dos galhos para o solo, enterram-se ali e sugam os nutrientes das raízes das plantas.

Continua após a publicidade

2. A cigarra canta até morrer?

Quando se ouve pela primeira vez, o coro de uma cigarra pode soar como um simples zumbido. Mas para o inseto, essa cacofonia está cheia de significado. Os sons produzem podem variar de acordo com a espécie, mas, em geral, a cigarra usa um órgão chamado tímpano para criar os sons.

O canto pode ser um som constante, contínuo,  alto e estridente — frequentemente usado pelas cigarras machos para atrair fêmeas — como também pode ser rápido e repetitivo.

Continua após a publicidade

Também pode ser um canto pulsante, geralmente uma indicação de que as cigarras estão em processo de acasalamento e, portanto, é mais comum durante a estação reprodutiva. Mas há, ainda, o canto noturno, geralmente menos estridente do que os sons diurnos.

Muitas pessoas acham que a cigarra canta até morrer porque há várias porções do exoesqueleto pelas árvores, então criou-se o pensamento de que o bicho explode. Mas não é isso o que ocorre. O casulo é a última fase da ecdise, o nome do processo de metamorfose. Assim, o inseto se liberta do esqueleto externo para mudar de estrutura e obter asas.

3. Como a cigarra faz barulho

Continua após a publicidade

Ainda sobre a canção das cigarras: esse coro produzido pelos machos pode chegar a simplesmente 80 a 100 decibéis de volume. Isso quer dizer que o som chega a ser tão alto quanto uma britadeira, por exemplo. Existem cinco sons básicos para o chamado de uma cigarra: coro, três estágios de chamados de acasalamento e os movimentos de asas, que são feitos pelas fêmeas. 

4. Vida no subsolo

As cigarras passam a maior parte de suas vidas — de dois a cinco anos — no subsolo. Sua vida adulta (que se passa na superfície) na verdade é bem curta: de duas a seis semanas. Nesse caso, a cigarra geralmente fica em árvores perto dos locais onde emergem. Esses insetos geralmente surgem quando as temperaturas do solo atingem cerca de 18 ºC.

5. Predadores naturais da cigarra

Continua após a publicidade

As cigarras têm vários predadores naturais. Muitas espécies de ave se alimentam desses insetos, pois são atraídos pelo som. Mas alguns mamíferos também atuam como predadores, como morcegos, pequenos roedores e macacos.

Espécies de répteis, como lagartos e camaleões, também podem se alimentar de cigarras, especialmente durante a fase de ninfa, quando as cigarras são mais vulneráveis. Dentre os predadores também estão as aranhas que constroem teias em arbustos e árvores.

6. Canudo natural

As cigarras têm aparelhos bucais sugadores em forma de canudos afiados e os usam para perfurar plantas e sugar o líquido de dentro. As mais jovens consomem fluidos nas raízes, enquanto as adultas comem fluidos nos ramos. Diferente dos gafanhotos, as cigarras não comem plantas agrícolas. No entanto, as cigarras fêmeas podem danificar os galhos de árvores novas ou recém-plantadas quando colocam seus ovos, e isso pode inibir a capacidade das árvores de dar frutos.

Continua após a publicidade

7. Cigarras são inofensivas

Exceto pelo fato de poder impedir a fase frutífera de algumas árvores, para nós, as cigarras são inofensivas: não picam nem possuem veneno. Suas bocas não têm mandíbulas, e elas não têm características físicas que possam defendê-la, como um ferrão, por exemplo.

A única questão é que a sensação de uma cigarra agarrando você com suas patinhas pode ser estranha, afinal, elas desenvolveram essas patas para se agarrarem à casca de árvore, não aos humanos.

Continua após a publicidade

8. Cigarras não transmitem doenças

Outra curiosidade é que as cigarras não representam um risco significativo de transmissão de doenças para os seres humanos. Entretanto, elas podem ser portadoras de micro-organismos ou bactérias em sua superfície, como qualquer outro inseto, e tocar ou manuseá-las não é aconselhável. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas às picadas de cigarras, embora tais reações alérgicas sejam relativamente raras.

De qualquer forma, as cigarras não são conhecidas por transmitir doenças para os seres humanos, e o contato ocasional com esses insetos não é motivo de preocupação significativa.

9. Cigarras podem causar danos às plantas

Continua após a publicidade

As cigarras podem causar danos às plantas, além de potencialmente obstruir sua fase frutífera. O dano causado pelas cigarras ocorre principalmente durante a fase de ninfa subterrânea, quando as cigarras jovens se alimentam das raízes das plantas.

Dentre os problemas que as cigarras podem causar às plantas, podemos notar danos às raízes, enfraquecimento, obstrução de frutificação e impacto nas mudas.

10. Cigarras têm vida curta

Para encerrar a lista de fatos curiosos sobre cigarras, podemos observar que elas têm uma expectativa de vida relativamente curta, variando de algumas semanas a alguns meses, dependendo da espécie. As cigarras adultas têm uma vida curta principalmente porque seu principal objetivo é reproduzir-se.  Após o acasalamento, as fêmeas fazem incisões nos galhos das árvores e depositam seus ovos, e então a vida adulta das cigarras chega ao fim.

Continua após a publicidade

Fonte: Live Science, Inside Science, Better Hearing