O que é e como ativar o crossfade no app Música do Mac

O que é e como ativar o crossfade no app Música do Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 13 de Setembro de 2021 às 16h50
Imagem: Marlene Leppänen/Pexels

Embora o nome não soe familiar, o crossfade é uma técnica de mixagem de áudio bastante utilizada por profissionais da música e audiófilos. Ele consiste na fusão entre faixas musicais para o ouvinte não escutar o silêncio que normalmente ocorre ao passar de uma canção para outra.

No Mac, você pode aproveitar a simulação desse recurso diretamente no app Música. Além de funcionar muito bem — e criar um verdadeiro ambiente de balada em sua casa —, o aplicativo te coloca no controle do crossfade ao permitir que o usuário controle a quantidade de segundos entre o fim da música reproduzida e o início da próxima.

Então, seja o seu próprio DJ pelo app Música do Mac e veja no passo a passo que preparamos abaixo como ativar o crossfade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ativando o crossfade no app Música

Passo 1: abra o Música no Mac. Em seguida, vá até a barra de menus, no topo da tela, e clique em "Música" > "Preferências".

Acesse as preferências do Música no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: na janela de "Preferências", selecione a seção "Reprodução" e clique na caixa de seleção de "Fusão Entre Músicas".

Habilite a fusão de músicas no app para habilitar o efeito crossfade - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Por padrão, o recurso está configurado para mixar a música com crossfade em 6 segundos. Você pode modificar esse ajuste pelo controle deslizante do recurso. Depois, basta clicar em "OK" para salvar as novas configurações.

Vale lembrar que o crossfade funciona muito bem ao utilizar as playlists e o "modo infinito" de músicas rolando no Apple Music. Para álbuns, a fusão deixa de funcionar na última faixa.

Como ajustar o crossfade no Música do iPhone?

Infelizmente, o crossfade não está disponível para os dispositivos móveis da Apple, ou seja, para o iPhone e o iPad. Apesar disso, você pode encontrá-lo nos ajustes da versão para Android do aplicativo. Resta-nos apenas torcer para que a Apple libere o recurso a todos os seus sistemas operacionais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.