Mac | O que é a pasta com um ponto interrogação piscando?
Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 13 de Maio de 2022 às 20h00
Se a tela do seu Mac exibir uma pasta com um ponto de interrogação piscando ao ser iniciado pelo botão liga/desliga, isso é um aviso de que o computador não encontrou um sistema operacional no disco. Ou seja, o macOS pode ter sido apagado ou corrompido e não é possível realizar o boot.
Esse problema pode ser intermitente, você pode se deparar com o aviso e ainda assim o sistema operacional ser iniciado, ou permanente. Em todo caso, preparamos duas etapas para você resolver o problema no seu Mac. Confira:
1. Redefina a NVRAM
A NVRAM, memória de acesso aleatório não volátil, é uma quantidade específica de memória do computador que mantém dados salvos sem a necessidade de uma fonte de energia. São informações como:
- Volume do som
- Resolução da tela
- Fuso horário
- Informações do kernel panic
- Dados de inicialização do volume de disco
Confira tudo sobre isso e como redefinir a NVRAM em nossa matéria que preparamos aqui. Isso pode ajudar a solucionar o problema de inicialização do Mac.
2. Ajuste as preferências do sistema de inicialização
Para o macOS iniciar, é fundamental que o disco de inicialização correto seja ajustado no computador. Você consegue alterar o disco de inicialização acessando as opções de boot do Mac. Veja como fazer:
- Em um Mac com chip Intel, ligue o computador e pressione o botão ⌥ Option.
- Em um Mac com chip Apple silicon, pressione o botão liga/desliga até ver as opções de inicialização.
Assim que for exibido os discos de inicialização disponíveis, selecione o que contém o macOS. Agora, veja como modificar o disco de inicialização permanentemente:
- Com o macOS inicializado, abra o app Preferências do Sistema;
- Clique em "Disco de Inicialização". Se necessário, desbloqueie o cadeado no canto inferior esquerdo da tela;
- Selecione o ícone do disco que deseja iniciar e, por fim, clique em "Reiniciar".
Como resolver o ponto de interrogação persistente
Se nenhuma das etapas acima solucionou o problema de inicialização do sistema, siga as seguintes etapas:
- Pressione o botão liga/desliga do Mac por até dez segundo e aguarde o computador desligar;
- Ligue o Mac e pressione, logo em seguida, as teclas ⌘ Command + R para iniciar o modo de Recuperação do macOS;
- Agora, use o Utilitário de Disco para formatar o disco de inicialização e reinstalar o macOS.
Caso o problema ainda persista ou não seja possível reinstalar o macOS no seu computador, entre em contato com o Suporte da Apple.