Instale o OS X Mountain Lion no seu computador com Windows usando o VirtualBox

Por Sérgio Oliveira

Mesmo sendo um fã assíduo do Windows, provavelmente você já se pegou pensando em como seria desfrutar da beleza, elegância e minimalismo do Mac e seu sistema operacional, o OS X. Talvez você simplesmente queira testá-lo antes de mudar em definitivo para a plataforma da Apple, bolar um Hackintosh para si ou experimentar "aquele" aplicativo que seus amigos tanto falam. Seja lá quais forem suas razões, saiba que é possível instalar e usar o OS X em qualquer computador Windows usando o VirtualBox.

O VirtualBox é um programa que permite a criação de máquinas virtuais no seu computador. Com ele, você pode instalar qualquer sistema operacional no seu equipamento, dentro do Windows. Na maioria dos casos o processo é bem simples e praticamente não exige nenhuma configuração adicional. Porém, para o OS X a coisa é um pouquinho mais complicada. Mas a gente ensina a você.

Seu computador aguenta o tranco?

Antes de começar, certifique-se que o seu computador tem os requisitos necessários para rodar o OS X. O seu Windows terá que ser 64-bit para rodar o OS X Mountain Lion. Se o seu sistema for 32-bit, você só poderá instalar o OS X Snow Leopard. Serão exigidos no mínimo 4 GB de memória RAM e um processador dual-core ou melhor. Assegure-se de ter pelo menos 10 GB de espaço livre no disco rígido também.

Se não souber como verificar as configurações do seu computador, clique com o botão direito no ícone "Meu Computador" e depois em "Propriedades". Lá você deverá encontrar informações sobre o seu processador e a quantidade de memória RAM instalada na máquina.

Antes de começar, verifique se seu computador tem as configurações necessárias

Antes de começar, verifique se seu computador tem as configurações necessárias

Agora fique atento. O seu processador tem que ser Intel. Caso ele seja AMD, o Mountain Lion não funcionará.

Preparando o ambiente

  • VirtualBox: ferramenta de virtualização gratuita da Oracle que, apesar de não oferecer suporte oficial ao Mac OS X, faz o serviço muito bem;
  • iAtkos ML2: Infelizmente o método tradicional de instalação do OS X Mountain Lion em PCs usa uma cópia paga do instalador do sistema e não funciona muito bem no VirtualBox. Para contornar o problema, usaremos a distribuição mais popular do Mountain Lion, a iAtkos. O download pode ser feito via torrent a partir do site oficial da distribuição e tem cerca de 5 GB;
  • Multibeast 4.6.1: ferramenta utilizada após a instalação do iAtkos para configurar a máquina virtual do Mountain Lion. Curiosamente a versão 4.6.1 é antiga e foi desenvolvida especificamente para o Lion, mas funciona melhor para o Mountain Lion do que a desenvolvida para ele. Você terá que fazer um cadastro no site antes de descarregar o arquivo.

Agora que você tem todas as ferramentas necessárias, mãos à obra!

1. Instale o VirtualBox

Após ter baixado o VirtualBox, instale-o na sua máquina. Caso você queira visualizar seus dispositivos USB na máquina virtual do OS X Mountain Lion, faça o download do VirtualBox Extension Pack e execute-o antes de prosseguir.

2. Crie uma nova máquina virtual

Abra o VirtualBox e, no canto superior esquerdo, clique em "Novo". Nomeie a sua máquina virtual e selecione "Mac OS X" no tipo de sistema operacional que será instalado.

Se o VirtualBox pedir para escolher entre 64-bit e 32-bit, certifique-se de escolher 64-bit. Selecionar 32-bit causará um erro crítico depois.

Selecione a versão 64-bits do Mac OS X na criação da máquina virtual

Selecione a versão 64-bits do Mac OS X na criação da máquina virtual

Clique em "Próximo" e será solicitado que você diga quanto de memória RAM a máquina virtual terá. Sugere-se que você atribua 4 GB se tiver mais de 8 GB instalados na máquina. Se tiver menos que isso, 2 GB deve resolver o problema.

Atribua pelo menos 2 GB de memória RAM à máquina virtual. Dependendo do seu processador, isso deve ser suficiente para rodá-la satisfatoriamente

Atribua pelo menos 2 GB de memória RAM à máquina virtual. Dependendo do seu processador, isso deve ser suficiente para rodá-la satisfatoriamente

Lembre-se que sempre que a máquina virtual for ligada, essa quantidade de memória RAM será "retirada" do seu computador e será atribuida a ela. Somente após desligá-la é que a memória RAM será "devolvida" para sua máquina.

A próxima tela pedirá para que você crie um disco rígido virtual para a máquina. O aplicativo perguntará qual tipo de disco rígido você deseja criar: VDI, VDMK ou VHD. O VDI é o padrão utilizado pelo VirtualBox, enquanto VDMK é um formato utilizado pela VMWare (outra ferramenta do tipo, só que paga). Se não houver planos de migração para a VMWare, então a sugestão é escolher VDI mesmo.

Selecione o tipo de disco rígido virtual que você deseja usar

Selecione o tipo de disco rígido virtual que você deseja usar

Por questões de performance, certifique-se de escolher a opção "Dinamicamente alocado" quando for solicitado.

Dê preferência ao disco virtual dinamicamente alocado. Os de tamanho fixo tendem a

Dê preferência ao disco virtual dinamicamente alocado. Os de tamanho fixo tendem a "abocanhar" o seu disco rígido físico e causar problemas de desempenho

3. Atribua um sistema operacional à máquina virtual

Sua máquina virtual está criada, mas antes de usá-la é preciso fazer alguns ajustes. A coluna esquerda do VirtualBox deve exibir sua recém-criada máquina virtual. Clique com o botão direito do mouse nela e selecione "Configurações". Na janela que abrir, selecione "Sistema" e desmarque a opção "Habilitar EFI".

Desabilite o recurso EFI do VirtualBox

Desabilite o recurso EFI do VirtualBox

O EFI é um recurso que auxilia a inicialização dos sistemas operacionais. Porém, o OS X usa outro esquema de EFI e o oferecido pelo VirtualBox não funciona para ele.

Agora selecione "Armazenamento". Lá, clique na opção que tem um CD e a inscrição "Vazio" ao lado. Em "Atributos", clique no CD que tem ao lado de "Drive de CD/DVD" e selecione a opção "Selecione um arquivo de CD/DVD virtual" no menu. Na janela que abrir, procure pelo arquivo .DMG do iAtkos ML2 que você baixou e selecione-o.

Monte a imagem do DVD do iAtkos no drive de disco virtual da sua máquina virtual. Sem ele você não poderá dar início à instalação do sistema operacional

Monte a imagem do DVD do iAtkos no drive de disco virtual da sua máquina virtual. Sem ele você não poderá dar início à instalação do sistema operacional

Pronto, sua máquina virtual está pronta para inicializar pela primeira vez.

4. Instale o OS X Mountain Lion

Dê um duplo clique na máquina virtual listada na janela principal do VirtualBox e ela será inicializada. Você deverá se deparar com a tela de boot do iAtkos e um CD no meio dela.

Tela de boot por CD do iAtkos

Tela de boot por CD do iAtkos

Após alguns segundos, você será apresentado à tela de instalação do Mac OS X, que solicitará que você escolha o idioma que será usado.

Selecione o idioma de instalação do seu Mac OS X Mountain Lion

Selecione o idioma de instalação do seu Mac OS X Mountain Lion

Prossiga até chegar em uma tela que solicita escolher o "destino" da instalação do Mac. Perceba que a página está em branco. Isso porque o Mac OS X só pode ser instalado em discos completamente limpos. Logo, nós temos que arrumar a bagunça e deixar tudo OK para ele.

Clique em "Utilitários" no menu superior da instalação e selecione "Utilitário de Disco" para limpar seu disco rígido virtual.

Você precisará limpar o disco rígido virtual para que a instalação possa prosseguir. Utilize o Utilitário de Disco do OS X

Você precisará limpar o disco rígido virtual para que a instalação possa prosseguir. Utilize o Utilitário de Disco do OS X

Na janela que abrir, selecione o único disco rígido da lista. À direita, selecione a aba "Apagar" e pressione o botão "Apagar..." na porção inferior direita da tela. Isso fará com que seu disco fique limpo e pronto para receber a instalação do sistema operacional.

Na ferramenta, utilize esse recurso para apagar todas as informações do disco - mesmo que ele não tenha nada

Na ferramenta, utilize esse recurso para apagar todas as informações do disco - mesmo que ele não tenha nada

Retorne à tela principal da instalação e agora o disco rígido deve aparecer lá. Selecione-o e clique no botão "Personalizar" no canto inferior esquerdo.

Após limpá-lo, o disco rígido deve aparecer na listagem de instalação do OS X

Após limpá-lo, o disco rígido deve aparecer na listagem de instalação do OS X

Essa é a parte legal de usar o iAtkos. A partir dessa tela você poderá definir uma série de configurações para o Mac OS X. Sinta-se livre para explorá-la, mas não esqueça de ir até a opção "Bootloader options" -> "Graphics Mode" e escolher as resoluções que melhor se adaptam ao seu monitor.

Confirme a alteração e perceba que, por enquanto, nada muda. Retomaremos o tópico "resolução de tela" mais adiante.

Selecione a resolução máximo do seu monitor para poder utilizá-la posteriormente

Selecione a resolução máxima do seu monitor para poder utilizá-la posteriormente

Retornando à tela principal da instalação, finalmente clique em "Instalar". A instalação demora e ao fim fará o Mac OS X congelar numa tela preta com texto branco. Mas calma, não entre em pânico. Sua instalação foi bem sucedida e isso é normal. Siga em frente!

5. Inicializando o Mac OS X

Desligue sua máquina virtual clicando em "Máquina" e depois em "Reinicializar" no canto superior esquerdo da janela.

Opa, tem algo errado aqui. Estamos indo novamente para a tela de instalação! Calma, isso está acontecendo porque o DVD do drive virtual ainda não foi ejetado. Procure pelo ícone de um CD na parte inferior da janela da máquina virtual, clique com o botão direito nele e logo depois em "Remover disco do drive virtual". Confirme a desmontagem do drive se solicitado. Reinicie a máquina novamente.

Para prosseguir com a instalação e configuração, desmonte o DVD do drive de CD/DVD do VirtualBox

Para prosseguir com a instalação e configuração, desmonte o DVD do drive de CD/DVD do VirtualBox

Agora a tela de inicialização deve mostrar um HD ao invés de um CD no centro. Se ele não iniciar automaticamente, clique na janela do VirtualBox e tecle "Enter" para confirmar a seleção do HD.

Pressione

Pressione "Enter" neste momento da inicialização. Dessa forma o Mac OS X será inicializado

Após algum tempo você deve ser levado à tela de configuração do Mac OS X. Preencha-a com suas informações e, ao término, você estará na tela inicial do Mountain Lion.

Preencha seus dados para a configuração inicial do Mac OS X Mountain Lion

Preencha seus dados para a configuração inicial do Mac OS X Mountain Lion

Pronto, eis a tela principal do seu novo sistema operacional

Pronto, eis a tela principal do seu novo sistema operacional

Pronto, se quiser, você já pode começar a usar sua máquina virtual com o OS X Mountain Lion. No entanto, logo perceberá que está faltando o som e a resolução da tela não está muito boa, certo?

6. Habilite o som

Por padrão, sua máquina virtual já deve estar habilitada para acessar a internet, mas não haverá som e ela não poderá inicializar diretamente do disco rígido virtual sem que você tecle "Enter" no começo. A solução para esses dois problemas tem nome: Multibeast 4.6.1

Abra o Safari e acesse esse link para fazer o download do Multibeast 4.6.1. Um cadastro simples será exigido pelo site antes que você possa fazer o download.

Antes de abrir o Multibeast pela primeira vez, vá até a sessão "Segurança e Privacidade" das "Preferências de Sistema" e, onde tem "Permitir aplicativos transferidos de", selecione "Qualquer lugar". Confirme a alteração.

Antes de executar o Multibeast é necessário permitir que aplicativos de qualquer desenvolvedor possa ser executado

Antes de executar o Multibeast é necessário permitir que aplicativos de qualquer desenvolvedor possam ser executados

Feito isso, abra o Multibeast e habilite as seguintes opções.

Habilite essas opções para habilitar o áudio na sua máquina virtual

Habilite essas opções para habilitar o áudio na sua máquina virtual

Cuidado para não instalar o que não é necessário. Atente para os 7,3 MB de espaço necessários para saber se marcou os itens corretos.

Feito isso, reinicie sua máquina virtual e pronto! Seu Mac OS X Mountain Lion estará pronto para executar áudio.

7. Aumente a resolução da tela

Esse passo é totalmente opcional, principalmente se você estiver satisfeito com a resolução da janela do Mac OS X no VirtualBox. De toda forma, você deve ter percebido que a resolução padrão da tela está em 1024x768 e não há como alterá-la. Isso porque tecnicamente o VirtualBox não oferece suporte a Mac OS X. Mas sim, existe uma forma de melhorar a coisa.

Desligue a máquina virtual e abra o prompt de comando no Windows (pressione "Windows"+R no teclado, digite "cmd" e confirme).

Execute o prompt de comando do Windows

Execute o prompt de comando do Windows

Nele, digite o seguinte comando e pressione "Enter":

cd "C:\Arquivos de Programas\Oracle\Virtualbox"

Isso fará que o prompt de comando vá para a pasta onde o VirtualBox foi instalado originalmente. Caso a instalação tenha sido feita em outro lugar, substitua o caminho acima pelo correto.

Na sequência, digite e confirme o seguinte comando:

vboxmanage setextradata "Nome da sua máquina virtual" "CustomVideoMode1" "1920x1080x32"

Esse comando ativará o "vboxmanage", um programa de linha de comando incluído no VirtualBox que possibilita editar as propriedades da máquina virtual, inclusive sua resolução. Não se esqueça de substituir o "Nome da sua máquina virtual" pelo nome atribuído à máquina virtual do Mac OS X (ele está naquela listagem na janela principal do VirtualBox). Substitua a resolução do exemplo pela resolução que você está usando neste momento no Windows.

Insira esses comandos para alterar a resolução da tela do VirtualBox quando o Mac OS X for inicializado

Insira esses comandos para alterar a resolução da tela do VirtualBox quando o Mac OS X for inicializado

Inicie sua máquina virtual novamente e aprecie o Mountain Lion na resolução máxima!

Pronto, seu Mac OS X iniciou com a resolução máxima suportada pelo seu monitor. Parabéns!

Pronto, seu Mac OS X iniciou com a resolução máxima suportada pelo seu monitor. Parabéns!

Considerações finais

Instalar o Mac OS X numa máquina virtual é uma excelente maneira de treinar para a coisa real: instalar o OS X na sua máquina de verdade. No entanto, é importante estar ciente que o VirtualBox oferece um ambiente favorável a esse tipo de coisa e, na maioria das vezes, a experiência ao instalar o Mac OS X numa máquina real pode não ser tão agradável. Portanto, se decidir fazer isso no futuro, faça por sua conta em risco.