Publicidade

Desenvolvedores enxergam um bom futuro para o Catalyst

Por| 27 de Outubro de 2019 às 14h00

Link copiado!

Reprodução: Endgaget
Reprodução: Endgaget
Tudo sobre Apple

Adicionado junto à mais recente atualização do macOS, o Apple Catalyst é uma tecnologia criada para facilitar que desenvolvedores de aplicativos para iPads consigam fazer com que esses apps também funcionem em Macs.

Como qualquer novo produto, os primeiros usos dessa tecnologia não estão sendo tão tranquilos quanto o esperado mas, de acordo com uma declaração enviada ao site Cnet, a empresa está totalmente devotada ao sucesso da plataforma. De acordo com o diretor de Marketing de Produtos Todd Benjamin, a visão da Apple para o Catalyst é facilitar para que tanto os grandes desenvolvedores quanto os independentes possam fazer com que seus aplicativos funcionem tanto no iPad quanto nos Macs, usando o mesmo código fonte, permitindo que diversos desses desenvolvedores tenham uma oportunidade de pela primeira vez levar suas criações para o Mac. E isso é bom tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários, que passarão a ter acesso a toda uma nova seleção de aplicativos.

Mas, de acordo com a empresa, o comprometimento dela com o Catalyst vai muito além do que simplesmente permitir o port de aplicativos do iPad, além de ter aprendido muito com os primeiros desenvolvedores que estão usando o sistema. Ela diz estar atenta às dificuldades deles para melhorar o Catalyst no futuro.

Continua após a publicidade

Já entre os desenvolvedores, as críticas continuam as mesmas: o Catalyst é uma ferramenta poderosa para se fazer a portabilidade do app, pois é realmente clicar em um botão que ele já transforma automaticamente todo o código fonte do programa de iPad para Mac. O problema é que essa ferramenta não otimiza os aplicativos para os computadores da Maçã, e eles rodam como se estivessem ainda no ambiente do iPad — o que cria alguns problemas e obriga os desenvolvedores a, no fim, fazer parte do trabalho que a Apple vende como não mais necessário.

Mesmo com esses problemas, esses desenvolvedores veem o Catalyst como um bom primeiro passo, e é fácil perceber como o programa pode corrigir esses problemas atuais conforme é atualizado, fazendo com que ele logo se torne uma ótima ferramenta até mesmo para desenvolvedores iniciantes.

Fonte: Apple Insider