Como usar um celular como webcam no macOS

Como usar um celular como webcam no macOS

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 05 de Abril de 2022 às 23h30
Imagem: Jan Losert/Unsplash

Ter um dispositivo de webcam é importante para pessoas que precisam fazer videoconferências pelo computador, seja para reuniões, apresentações em streaming ou outras atividades. Se o orçamento estiver baixo para comprar novos equipamentos, você pode aproveitar um celular como webcam no macOS.

Tudo que você precisa é ter um smartphone, iPhone ou Android, e um suporte para mantê-lo em uma posição que possa capturar sua imagem perfeitamente. Dessa forma, dá para aproveitar a alta qualidade presente na câmera do dispositivo e dispensar o alto investimento em uma webcam com alta resolução.

Para essa tarefa, você pode procurar um aplicativo que ofereça recurso de captura da imagem da câmera do celular para o Mac. Aqui, recomendamos utilizar o app XSplit Connect: Webcam. É possível usá-lo gratuitamente nos principais apps de videochamadas, como Skype, Google Meet e Zoom — desde que você não se incomode com a marca d'água no canto da imagem.

Se quiser a versão comlpeta, sem a marca d'água e com suporte VIP, precisa pagar R$ 168,00/ano para ter a Licença Premium VCam. Veja, abaixo, como o aplicativo XSplit Connect Webcam pode ajudar a transmitir vídeo do celular diretamente no macOS.

  1. Baixe o app XSplit Connect Webcam na App Store ou Play Store e abra-o. Baixe também a versão para Mac e instale-o no computador;

  2. Certifique-se de que o Mac e o smartphone estejam conectados na mesma rede Wi-Fi;
  3. Abra o app no Mac e no smartphone. Em seguida, no Mac, confirme a detecção do seu celular;

  4. Aceite a conexão do app do Mac no seu smartphone.
    Transforme seu iPhone ou Android em uma webcam no macOS (Imagem: Thiago Furquim)
  5. Assim que for estabelecida uma conexão entre os dispositivos, a câmera do seu celular poderá ser usada como webcam no Mac.

Aproveite as possibilidades que o app oferece, como profundidade de campo com desfoque ou substituição da tela de fundo. Assim, você ganha mais privacidade e um visual com ainda mais personalidade e estilo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.