Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do macOS reativa falha de segurança que libera acesso ao sistema

Por| 04 de Dezembro de 2017 às 10h19

Link copiado!

Atualização do macOS reativa falha de segurança que libera acesso ao sistema
Atualização do macOS reativa falha de segurança que libera acesso ao sistema
Tudo sobre Apple

A pressa é inimiga da perfeição, e essa é uma lição que a Apple está aprendendo a duras penas. Após liberar, na correria, uma atualização para corrigir um bug gravíssimo de segurança na versão High Sierra do macOS, a empresa continuou seu cronograma normal de atualizações para a plataforma, liberando, no último fim de semana, a edição 10.13.1. Ela, entretanto, faz com que a falha que permite acesso ao sistema sem senha retorne à vida.

De acordo com os especialistas, a falha é simples, quase inocente, e fruto, sem dúvida alguma, da correria da fabricante em liberar um update para corrigir o problema. A atualização para o glitch não faria parte da versão 10.13.1, seja por ter sido desenvolvida por um time diferente ou recebido atenção especial. O update, então, remove configurações anteriores e, com isso, restabelece a falha de segurança.

Descoberta há duas semanas, a abertura no sistema operacional permitia o acesso, sem senha, por meio de um usuário administrador do sistema operacional. Bastava digitar “root” como nome de usuário e nenhuma senha, apertando o botão de desbloqueio algumas vezes para que um computador com o macOS fosse liberado e, com ele, todo o acesso a arquivos, configurações do sistema e recursos.

A Apple acelerou e, cerca de 18 horas depois que a falha se tornou conhecida publicamente, uma atualização estava disponível. Todos respiraram aliviados, mas apenas por alguns dias, quando o update 10.13.1 restabeleceu a falha. Felizmente, ela também é de solução simples, bastando reinstalar a correção relacionada ao glitch para que tudo se resolva.

Continua após a publicidade

Ainda assim, trata-se de uma falha séria de desenvolvimento, que pode voltar a expor usuários que, agora, acreditem estar seguros. Não apenas é preciso fazer a instalação do update manualmente, ou aguardar isso ser realizado automaticamente, como uma reinicialização do sistema é necessária – mas não solicitada – pela atualização. Assim, mesmo com a correção instalada, os utilizadores permanecem vulneráveis até desligarem a máquina, ou, então, lerem essa reportagem e correrem para realizar o reboot.

A atualização, em si, não solicita a reinicialização da máquina, mas um novo alerta de segurança foi adicionado pela Apple à página da atualização. Foi a única vez que a empresa se pronunciou sobre esse ressurgimento do bug, uma vez que a empresa se manteve calada desde o lançamento do update e os problemas posteriores, dando ainda mais a entender se tratar de um erro.

Os especialistas apontam outra medida para contornar o problema em definitivo: colocar uma senha no usuário root, por meio das configurações do computador. Assim, mesmo que a falha retorne via atualizações futuras, o acesso estará protegido, já que é a falta de uma palavra-chave, justamente, a responsável pela liberação desse tipo de utilização.

Fonte: Wired