Apple vai descontinuar o Dashboard no macOS Catalina

Por Rafael Arbulu | 05 de Junho de 2019 às 10h59
(Imagem: Reprodução/MacRumors)
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

É oficial: a Apple vai descontinuar, em caráter permanente, o Dashboard. Com a introdução do macOS Catalina, feita na conferência de abertura da WWDC 2019, a função que inaugurou no sistema da Maçã os widgets e acesso rápido a aplicações simples já não se encontra mais disponível para alguns usuários, que relatam um ponto de interrogação onde costumava ficar o ícone.

O Dashboard foi originalmente lançado em 2005, junto do Mac OS Tiger, mas já não recebia atualizações desde 2011 (Mac OS Lion). Mesmo depois de diversas mudanças visuais dentro dos diversos sistemas operacionais da Apple, essa aplicação manteve-se sem nenhum tipo de alteração, chegando ao ponto da Apple desabilitá-la por padrão em versões posteriores do macOS, porém permitindo a reativação pelos usuários, de forma manual.

(Captura de Imagem: Nick Statt/The Verge)

Não mais: o macOS Catalina conta com o app “Stickies”, que oferece basicamente a mesma função de gerar e editar lembretes para o usuário. Essa era a parte mais usada do Dashboard. A descontinuidade foi percebida primeiro pelo blog Appleoshophy e depois confirmada pelos sites Macrumors e The Verge.

Vale ressaltar, porém, que à exceção de seu valor histórico, o Dashboard já não tinha boa absorção de usuários. Há casos em que eles sequer lembravam que o app era acessível. A maior parte de suas funções já foi desmembrada em aplicações próprias ou acessíveis pela central de notificações do macOS há anos. Sua presença, aliada à ausência de atualizações, tornou-se, pouco a pouco, redundante.

Inclusive, “desmembrar” softwares que funcionavam como hubs de várias funções parece ser a ordem da vez na Apple: a empresa fez o mesmo com o iTunes, efetivamente matando-o em prol de aplicações singulares de Música, TV e Podcasts.

Fonte: Appleosophy; MacRumors; The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.