Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zorin OS 16 é lançado com apelo visual ainda maior; veja todas as novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Agosto de 2021 às 08h56

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Pouco mais de um ano após a última grande atualização, o Zorin OS 16 é lançado para o público geral em versão final. O sistema operacional baseado no Ubuntu LTS 20.04.2 apresenta uma interface retrabalhada, opções de layout que lembram um pouco outras distros e o Windows 11 e uma pegada extremamente amigável para quem procura alternativas além do SO da Microsoft.

O mais gritante da atualização, de longe, é a interface. Aos mais familiarizados com a família de sistemas Zorin, as diferenças são mais singelas, mas quem passa por ele pela primeira vez logo reconhece semelhanças com o Windows 11, anunciado em junho deste ano. Cantos arredondados, elementos com forte apelo a cores e detalhes de sombra em janelas proporcionam uma experiência elegante.

Continua após a publicidade

Animações também são bem presentes no Zorin OS 16. O modo “Jelly Mode”, por exemplo, é uma opção excelente para deixar a interface carregada de expressão e movimento — coisa que pode não ser interessante para todo mundo, especialmente se você estiver usando o sistema em um computador muito antigo. Os efeitos, porém, fazem com que usuários habituados a sistemas com transições suaves se sintam em casa.

Quem utiliza o Zorin OS 16 pode escolher entre o tema claro e escuro, assim como vários outros SOs, mas também determina o tom dos elementos secundários. A lista de opções é limitada, mas diversa o bastante para criar combinações interessantes com o papel de parede .

O layout de ícones, o que inclui os menus e atalhos da barra inferior, tem várias opções disponíveis e uma delas é praticamente idêntica ao Menu Iniciar do Windows 11 e do Pop OS, por exemplo — centralizado e com atalhos para programas exibidos em tamanho grande. Algumas das alternativas, porém, são exclusivas para a versão paga Zorin OS Pro (que chegou para substituir a edição Ultimate).

Continua após a publicidade

Cheio de opções

O pacote de softwares é robusto. O Zorin OS 16 permite que usuários instalem aplicações complementares a partir de repositórios do Ubuntu, Snap Store ou Flathub sem muito sacrifício. Assim que o SO é iniciado, é só buscar as aplicações que mais gosta e partir para o download.

O Zorin OS 16 também procura ser bem receptivo para quem vem do Windows. O sistema inclui um tour inicial para apresentar as ferramentas importantes e sempre que um programa em formato EXE for solicitado, o SO procura alternativas preparadas para Linux e, se não encontrar, apresenta o WINE, recurso que cria uma camada de compatibilidade com o Windows e deixa você instalar e rodar executáveis quase sempre de simples e eficientes.

Continua após a publicidade

Para notebooks, há uma série de novos gestos para equipar o touchpad. O conjunto de opções inclui até combinações com quatro dedos para navegar entre ambientes de trabalho.

Melhor desempenho

De acordo com a Zorin Group, responsável pelo SO, a versão 16 está “dramaticamente mais ágil” em uma boa variedade de componentes. “Otimizações de desempenho foram feitas em todos os níveis do sistema operacional, desde o kernel até o ambiente de desktop. Os aplicativos abrem mais rápido, as animações são mais suaves e os tempos de carregamento são reduzidos para você poder passar mais tempo sendo produtivo”, descreve a companhia.

Disponibilidade

Continua após a publicidade

Zorin OS 16, assim como seus antecessores, está disponível em versão paga ou gratuita. De graça, você pode levar a versão Zorin OS 16 Core, com boa parte dos recursos do SO, ou a Zorin OS 15.3 Lite, pensada para computadores bem velhos. Ao pagar US$ 39 (R$ 210, em conversão direta), o usuário tem à mão a versão Zorin OS 16 Pro, com mais opções de customização, um conjunto de aplicações de criação, produtividade, suporte oficial e, futuramente, uma versão Pro Lite.

Se você é daqueles que está em busca de um novo sistema operacional, o Zorin OS 16 é uma opção viável, especialmente se o Windows 10 foi seu último lar.

Fonte: Zorin (1, 2)