Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubuntu lança recurso que permite rodar Linux em Mac com M1 em apenas 20 segundos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Novembro de 2021 às 10h01

Link copiado!

Reprodução/Canonical
Reprodução/Canonical

A Canonical, organização responsável pelo Ubuntu, divulgou uma estratégia para deixar o Linux mais rápido em dispositivos da Apple com o chip M1. Com o novo recurso, chamado Multipass, o usuário pode iniciar uma imagem de máquina virtual com apenas um comando e deixar o sistema funcional em apenas 20 segundos.

Fazer o software de código aberto rodar perfeitamente nos novos computadores da Maçã parece ser uma missão que vai além da Canonical e afeta toda a comunidade Linux, inclusive os desenvolvedores do kernel. Na última atualização, por exemplo, os criadores do projeto garantiram que o Linux agora é utilizável normalmente como um desktop básico.

Continua após a publicidade

Mas colocar o sistema para rodar perfeitamente nos Macs M1 ainda é uma missão para poucos, por isso o Multipass é uma adição muito bem-vinda para quem precisa lidar com as diferenças de arquitetura. A versão 1.8.0 deve entregar recursos aprimorados, como os aliases, que vão permitir a vinculação de comandos de host em máquinas virtuais e uma execução quase nativa para qualquer programa Linux.

Mais facilidade

Segundo a Canonical, para aqueles que precisam de um ambiente Linux para usos pontuais, a novidade deve ser uma "mudança de paradigma". Isso deve ocorrer porque não será mais necessário alterar contextos para acessar os softwares exclusivos: é só abrir as VMs (Virtual Machines) diretamente do terminal do host e pronto. "Os aliases devem se tornar uma alternativa eficaz ao Docker Desktop para desenvolvedores que desejam executar o app no Windows ou Mac", explicou a organização.

Continua após a publicidade

O recurso também permite o compartilhamento de arquivos e pastas entre o host e as instâncias, com tratamento especial para a primária e integração ao sistema de arquivos nativos, bem como acesso de tecla de atalho dedicado. Ele também conta com um crescente catálogo de imagens pré-carregadas para inicializar as aplicações mais rapidamente.

Para instalar a versão recente do Multipass, basta baixá-lo diretamente no site oficial conforme a necessidade de uso: Linux, Windows ou macOS.

Fonte: Canonical