Publicidade

Ubuntu 14.04 e 16.04 têm suporte oficial estendido para 10 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2021 às 17h28

Link copiado!

Reprodução/OMG Ubuntu
Reprodução/OMG Ubuntu

A Canonical anunciou nesta terça-feira (21) que as versões 14.04 (Trusty Tahr) e 16.04 (Xenial Xerus) do Ubuntu terão suporte estendido de cinco para dez anos. Com isso, o grupo repete a estratégia adotada para o Ubuntu 18.04 LTS e dá uma sobrevida aos sistemas anteriores, que já não contavam com suporte oficial.

Considerando a data de lançamento, o Ubuntu 14.04 terá suporte até abril de 2024, enquanto o Ubuntu 16.04 está coberto oficialmente até abril de 2026. O período dá mais tempo para continuar com o mesmo sistema, sem perder atualizações importantes nem expor o computador às ameaças da internet, já que pacotes de segurança continuarão chegando.

Continua após a publicidade

Sobrevida

Nenhuma das versões eram recomendadas para uso doméstico ou empresarial há algum tempo, especialmente o Ubuntu 14.04, lançado originalmente em 2014 e sem suporte desde abril de 2019. Nesta versão mais antiga, as adições foram discretas, já que a Canonical focou em incrementar a estabilidade e a segurança do SO, construído sobre o kernel Linux 3.13.

No Ubuntu 16.04, descontinuado no começo deste ano, o foco foi dar mais folga para o computador e otimizar o desempenho do sistema operacional. Foi aí que a dependência de gráficos por parte do Unity foi finalmente abandonada e o Ubuntu Software Center passou a ser só Ubuntu Software, como nas versões mais recentes do sistema. Essa compilação foi construída sobre kernel Linux 4.4.

Continua após a publicidade

O suporte prolongado para dez anos é parte do programa Extended Security Maintenance (“Programa de Manutenção de Segurança”, em português), uma vantagem específica do Ubuntu Advantage, modelo de assinatura do SO.

O recurso precisa ser adquirido por administradores de TI para empresas, mas usuários domésticos podem se inscrever gratuitamente e utilizar o SO em até três computadores — veja mais informações sobre a modalidade no site do Ubuntu.

Fonte: Liliputing