Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tema padrão do ambiente GNOME deve ganhar nova aparência; veja o que vem por aí

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Julho de 2021 às 08h30

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O tema Adwaita, padrão usado pelo GNOME, passará por uma reformulação visual para trazer uma aparência mais limpa para o sistema. Os desenvolvedores trabalha em uma versão "sem bordas" e outros pequenos ajustes.

O GNOME 41 está previsto para o final de 2021 e deve contar com esse tapa no visual. A ideia é tornar tudo mais claro, sem cores chamativas ou plano de fundo nas barras de cabeçalho. Além do visual borderless, os aplicativos GTK devem contar com uma interface mais limpa do que a atual.

Continua após a publicidade

Embora a aparência dê a impressão de dificuldade para redimensionar, o tema trouxe melhorias no raio da borda de cabeçalho em si. Para fechar a janela, o usuário clicaria em um botão "X" mais destacado. O item selecionado também foi aprimorado para apresentar uma aparência semi transparente.

Há ainda outros planos para o novo Adwaita, embora ainda não tenham sido mostrados oficialmente. Um deles inclui colocar o texto do botão em negrito para dar mais peso visual aos itens de ação. O tema também deve manter os acentos coloridos em determinados locais para maios ênfase.

Todo o código do Adwaita borderless é derivado dos esboços criados por Tobias Bernard e apresentado no site oficial deste que é um dos mais populares ambientes gráficos do universo Linux. Aqui dá para ter uma ideia de como está o processo de criação:

Continua após a publicidade

Muita coisa ainda pode mudar até a chegada da versão final, mas já dá para ter uma boa ideia do que virá por aí. Alguns recursos atuais podem sair e outros podem chegar, mas o visual básico não deve ser muito diferente do que já foi mostrado.

Veja uma galeria com mais imagens do GNOME "sem bordas":

Pelas imagens divulgadas até agora, você está com boas expectativas para o novo Adwaita? Comente.

Continua após a publicidade

Fonte: OMG Ubuntu