Publicidade

Linux rodando no Windows 11 pode ser até mais rápido que o sistema nativo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2021 às 17h07

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

Testes realizados mostraram que o desempenho do Ubuntu no WSL2 (sigla para Subsistema Windows para Linux 2) no Windows 11 tem uma correspondência muito próxima ao sistema executado nativamente. Segundo o benchmark, mesmo dentro do Windows, os Ubuntu 20.04 e 21.10 conseguiram rodar de forma bastante satisfatória.

De um total de 130 testes, o Windows 11 WSL2 conseguiu rodar a 94% da velocidade do Ubuntu 20.04 LTS puro. O site Phoronix, responsável pela condução dos testes, classificou o resultado como encorajador, pois isso permitiria gerir um ambiente Linux dentro de uma máquina tradicional com Windows sem gargalos.

Continua após a publicidade

Os experimentos foram realizados em uma Phoronix Test Suite de código aberto com um processador AMD Ryzen 9 5900X, placa-mãe ASUS ROG CROSSHAIR VIII HERO, 16 GB de RAM, SSD WD BLACK SN850 NVMe de 1 TB e uma placa de vídeo GeForce RTX 3090. Trata-se de uma configuração bastante parruda a qual poucos têm acesso, mas serve para mostrar o poderio de fogo da solução da Microsoft.

Desempenho similar até sob estresse

Sob cargas intensas de trabalho, o WSL2 deixou a desejar em termos de desempenho quando comparado ao Ubuntu puro, como já era esperado, mas com uma margem bem pequena. Contudo, para a execução de rotinas mais regulares, o desempenho foi muito próximo ao sistema nativo — em alguns casos, a versão do Windows até superou o Ubuntu 20.04 LTS.

“O Subsistema do Windows para Linux 2 em geral amadureceu muito bem e para a maioria das cargas de trabalho e apresenta um desempenho aceitável sobre o Windows 11”, analisou a Phoronix.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que os testes foram realizados sobre uma versão do canal Dev do Windows 11, ainda em fase de desenvolvimento. Pode ser que o subsistema ainda passe por mais ajustes até o lançamento oficial, marcado para 5 de outubro.

Fonte: Phoronix