Sistema de arquivos ReiserFS será removido do Linux até 2025
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A documentação do Linux 6.6 classificou o sistema de arquivos ReiserFS como “obsoleto”. Desde o ano passado, desenvolvedores já consideravam o formato como degradado e agora dão mais um passo para removê-lo definitivamente do kernel até o ano de 2025.
A mudança foi publicada pelo criador do sistema operacional, Linus Torvalds, na última quarta-feira (30). O ReiserFS já foi muito usado pelas vantagens no gerenciamento da memória em disco e organização em arquivos, mas caiu em desuso em versões mais novas do kernel ao perder espaço para alternativas como ext4.
O caso Hans Reiser
O sistema começou a perder força em 2006, quando seu criador Hans Reiser foi preso e condenado por homícidio pela morte da ex-esposa. Após revelar a localização do corpo da vítima, o desenvolvedor foi condenado a uma pena de “15 to life” (15 anos em regime fechado e direito à liberdade condicional perpétua).
Uma audiência jurídica em 2012 também obrigou Reiser a pagar uma indenização de US$ 60 milhões (aproximadamente R$ 120 milhões em conversão direta, ao considerar a cotação da época) a seus próprios filhos.
Linux 6.5 já está disponível
O Linux 6.5 foi lançado na última segunda-feira (28). Entre as novidades, há suporte a dispositivos NVIDIA Shield e melhorias no desempenho para máquinas com chips AMD Ryzen Zen 2.