Os melhores clientes torrent para Linux

Por Douglas Ciriaco

Aquela história de que quem migrava do Windows para Linux sofria com a falta de boas alternativas para fazer quase tudo já não faz mais sentido. Atualmente, as distribuições baseadas no sistema do pinguim apresentam soluções completas para uma porção de coisas, inclusive baixar conteúdos via torrent.

É comum que a maioria das distribuições já venha com um programa do tipo instalado por padrão, entretanto, esse recurso sempre pode ser modificado. Partindo desse pressuposto, nós indicamos aqui cinco das melhores opções de cliente torrent para o sistema operacional livre.

1. Transmission

Torrent no Linux

Leve, direto e minimalista, o Transmission é provavelmente a opção mais básica quando o assunto é baixar coisas por meio do protocolo torrent. Este programa pode ser acessado pela web e tem uma interface bem diferente do convencional, sem tantas divisões de telas nem botões, exibindo basicamente apenas a lista de transferências em várias seções.

Faça o download no site oficial

2. Deluge

Torrent no Linux

Quem quer um programa com interface mais convencional para gerenciar seus torrents pode experimentar o Deluge. Uma das mais conhecidas aplicações do gênero, ele traz opção para acesso via web e conta com interface amigável e repleta de informação — mas nada em excesso, apenas o básico para deixar você a par de tudo em relação aos arquivos que estão baixando.

Faça o download no site oficial

3. qBittorrent

Torrent no Linux

Outro software com visual clássico e repleto de funções, o qBittorrent é mais uma opção para quem procura uma solução completa para baixar torrents. O programa não deixa a desejar em nenhum aspecto e também conta com opções para busca por meio do próprio aplicativo e uma interface web para você acompanhar à distância o progresso dos downloads.

Faça o download no site oficial

4. Vuze

Torrent no Linux

Leve e completo, o Vuze é mais uma excelente alternativa para quem está com alguma distribuição de Linux instalada no PC e ainda não escolheu um programa para baixar torrents. O grande destaque aqui é sua ferramenta de busca, além, é claro, de uma interface moderna e com grande apelo visual, algo sempre bem-vindo. E ele tem um aplicativo oficial para Android, por meio do qual você pode acessar remotamente os downloads feitos no PC.

Faça o download no site oficial

5. uTorrent

Torrent no Linux

O clássico dos clássicos quando o assunto é baixar torrents também está no Linux. Mirando o crescente público que migra do Windows para o Linux, os desenvolvedores do uTorrent criaram uma versão oficial do aplicativo para o sistema do pinguim. Seus principais destaques ficam por conta da leveza e da discrição enquanto baixa os seus arquivos.

Faça o download no site oficial