Publicidade

Linux 6.0 é lançado com melhorias de desempenho e suporte para hardware moderno

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Nesta segunda-feira (3), Linus Torvalds anunciou a chegada do Linux 6.0. Numa compilação sem muitas mudanças, segundo o próprio criador da plataforma, o novo kernel incrementa o desempenho de sistemas equipados com CPUs Intel Xeon Ice Lake, AMD Ryzen Threadripper e AMD EPYC, prepara a estrutura para novo hardware e enfim abre espaço para drivers gráficos de GPUs RDNA 3, da AMD.

As melhorias em performance do Linux 6.0 se dá pelo grande esforço na otimização da plataforma. A versão representa mais um passo na reorganização (e descarte) de módulos, “simplificação” de código e a adição de suporte para novo hardware que, como consequência, possibilita aos usuários extrair ainda mais desempenho do computador.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo testes do site Phoronix, o Linux 6.0 aprimora o desempenho de processadores de altíssimo desempenho como o Intel Xeon “Ice Lake” e os AMD Ryzen Threadripper e AMD EPYC graças a mudanças estruturais e de gerenciamento de energia do kernel. A atualização também introduz suporte para processadores Intel Xeon “Sapphire Rapids” (4ª geração) e Intel Core “Raptor Lake” (13ª geração), anunciados em setembro deste ano.

Ainda falando de compatibilidade, o Linux 6.0 introduz drivers gráficos para GPUs com microarquitetura RDNA 3, bem como para plataformas de áudio AMD “Raphael”. As adições de suporte também se estendem a estruturas chinesas de processadores LoongArch.

Mais notebooks com Linux

A atualização de kernel tratou de acrescentar o ThinkPad X13 na lista de compatibilidade (em estágio inicial, porém). O notebook é equipado com processador ARM Snapdragon 8cx Gen3 e vem instalado com o Windows 11 por padrão, mas agora usuários entusiastas podem considerar substituí-lo por alguma distro do Pinguim.

Outras novidades do Linux 6.0

  • Suporte para compressão H.265 e codificação HEVC
  • Tecnologia Real-time Verification destinado a sistemas de altíssima confiabilidade
  • Correção da falha Retbleed, incluída em processadores x86-64 ou ARM
  • Melhorias na escalabilidade de XFS
  • Adição do driver para Raspberry Pi 4 V3D

Como instalar o Linux 6.0?

O kernel Linux é parte da estrutura de sistemas operacionais como Ubuntu, Fedora e Linux Mint, então o trabalho de implementação cabe aos desenvolvedores. Não deve demorar muito, porém, para que as distros comecem a receber atualizações (essas, com melhorias visuais e funcionais) já com a nova compilação.

Continua após a publicidade

Se a ansiedade estiver grande, contudo, é possível implementar o Linux 6.0 de forma manual — o processo é bem complicado e não é recomendado para usuários "comuns".

Fonte: Phoronix, Linux Kernel Mailing List  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*