Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

KDE Plasma terá modo que transforma seu PC numa smart TV

Por| 23 de Setembro de 2022 às 10h45

Link copiado!

Divulgação/KDE
Divulgação/KDE

O KDE Plasma é um dos ambientes gráficos mais populares do universo Linux e sua próxima versão trará uma novidade que promete incrementar ainda mais a experiência de uso. Trata-se do Plasma Bigscreen, um formato que, como o nome sugere, foi pensado para telas grandes e tem visual que se assemelha a sistemas como Google TV e Apple TV.

O avanço dos streamings facilitou muito o ato de transformar um computador em uma central multimídia. Nesse ponto, o novo KDE Plasma (versão 5.26) chegará com um formato específico para isso, com tela organizada em linhas e cards como se fosse o sistema operacional de uma televisão inteligente.

Continua após a publicidade

A plataforma conta com programas otimizados para o formato, como o navegador Aura Browser e o reprodutor multimídia Plank Player, e tem até mesmo um assistente pessoal que pode ser controlado por voz, o MyCroft AI.

Quando chega?

O KDE Plasma 5.26 segue em desenvolvimento e não há previsão de seu lançamento final. De qualquer forma, é possível testar a novidade — com o devido cuidado, é claro — baixando os arquivos no site oficial do projeto Plasma Bigscreen. Atualmente, apenas as distros postmarketOS e Manjaro ARM oferecem suporte ao formato.