Hacker instala e usa Linux no iPhone 7; confira o vídeo

Por Rubens Eishima | 13 de Janeiro de 2021 às 07h30
Reprodução/OMG Ubuntu

Após a instalação do Android no iPhone, parecia que as possibilidades de sistemas alternativos nos smartphones da Apple se tornaram ilimitadas. Um usuário comprovou isso instalando o Ubuntu Linux no celular, com direito à interface gráfica, suporte a mouse e teclado, acesso à internet com o Firefox e o pacote de aplicativos LibreOffice.

O feito foi realizado por Daniel Rodriguez, que compartilhou um (complexo) tutorial com os passos realizados, além de vídeos no YouTube demonstrando o sistema em uso. Ele seguiu as orientações do Projeto Insanity, adaptando etapas para contornar o fato do armazenamento interno de seu iPhone 7 ter parado de funcionar.

Rodriguez contornou o problema — que impede o uso do iOS original — carregando o sistema Linux a partir de um armazenamento em rede (NAS), acessado por um adaptador de rede USB.

Como é possível ver no vídeo, o sistema carrega toda a área de trabalho do Ubuntu, incluindo o ambiente gráfico Gnome. Segundo o jovem de 16 anos, o objetivo do projeto era ressuscitar o aparelho e utilizá-lo como um servidor doméstico para jogos e hospedagem de sites, aproveitando o baixo consumo do processador A10.

Entre os próximos passos do celular renovado está a execução de testes de desempenho, seguindo o pacote de benchmarks do site Phoronix. Para conferir os comandos e as etapas da instalação do Ubuntu Linux no iPhone 7, confira os tópicos de discussão no Reddit.

Ambiente gráfico inclui diversos programas tradicionais (Imagem: Daniel Rodriguez/YouTube)

Fonte: Reddit (2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.