Publicidade

Google traz Linux para sua plataforma de aplicativos Enter Flutter; entenda

Por| 20 de Julho de 2020 às 18h15

Link copiado!

Google traz Linux para sua plataforma de aplicativos Enter Flutter; entenda
Google traz Linux para sua plataforma de aplicativos Enter Flutter; entenda

Por mais eficiente e rentável que possa ser, o Linux ainda carece de um número maior de aplicativos próprios para que se torne ainda mais atrativo para os consumidores. Mas isso, ao que tudo indica, vai mudar. O Google e a Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, uma das versões mais populares do Linux, unem forças para a criação de aplicativos para o sistema operacional gratuito de PCs. As empresas anunciaram essa parceria nesta semana e deram alguns detalhes.

De acordo com a Forbes, o Linux agora faz parte do Enter Flutter uma estrutura de interface do usuário de código aberto criada pelo Google que permite que os desenvolvedores criem todos os tipos de aplicativos a partir da mesma base de código, usando a linguagem de programação Dart., também do Google. O Flutter foi concebido como uma maneira de os desenvolvedores criarem aplicativos de plataforma cruzada para iOS e Android mas, no ano passado, a versão 1.5 do SDK do Flutter foi expandida para incluir computadores, dispositivos móveis e dispositivos embarcados.

Mas, na prática, como será a participação de cada uma das empresas. Bem, pelo lado do Google, as coisas são bem simples; a gigante quer que os desenvolvedores do Flutter se concentrem na criação de aplicativos utilizando uma estrutura portátil, a fim de melhorar a experiência no software. Já a Canonical dedicará uma equipe inteira para ajudar o Google nesse processo, além de convidar desenvolvedores para publicarem aplicativos nessa "nova" plataforma.

Continua após a publicidade

De acordo com o Google, existem mais de 80 mil aplicativos criados no Flutter presentes na Play Store e que cerca de 500 mil desenvolvedores trabalham na plataforma. Companhias como Tencent, Realtor.com, The New York Times, Square, Sonos, Capital One, BMW e eBay já utilizaram o Flutter, assim como o próprio Google, que criou o serviço de games Stadia nessa plataforma.

“Ao tornar o Linux uma plataforma Flutter de primeira classe, a Canonical está convidando desenvolvedores de aplicativos a publicar seus aplicativos para milhões de usuários de Linux e ampliar a disponibilidade de aplicativos de alta qualidade disponíveis para eles", disse Ken VanDine, engenheiro da Canonical.

O Flutter para Linux está em fase Alfa e logo devemos ter mais avanços no projeto.

Continua após a publicidade

Fonte: Forbes