Publicidade

Estudante roda Linux dentro de um arquivo PDF no Chrome; veja como funciona

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

Um estudante de ensino médio conseguiu executar um sistema leve do Linux dentro de um documento PDF no Google Chrome, segundo informações do site TechRadar. A façanha foi realizada através do desenvolvimento do LinuxPDF para navegadores com base em Chromium, que utiliza uma versão modificada do TinyEMU, um emulador adaptado para funcionar dentro de um PDF.

A façanha foi alcançada por um usuário identificado como Ading2210 e não foi a primeira vez que ele fez algo do tipo: anteriormente, ele criou o DoomPDF, uma versão do jogo Doom que roda diretamente de um arquivo PDF. A criação com o Linux funciona de maneira semelhante.

O DoomPDF se baseia no suporte do formato PDF para Javascript e requer um navegador baseado em Chromium para funcionar. O código foi compilado para rodar dentro de um PDF a partir de uma versão antiga do Emscripten, compilador de código-fonte que geralmente opera para WebAssembly, mas, neste caso, compila para asmj.js, um subconjunto de JavaScript.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

LinuxPDF funciona como um emulador que roda dentro do visualizador de PDFs do Chrome (ou de qualquer outro navegador baseado em Chromium, como o Edge e o Opera). A interface do programa abrange uma área de visualização do sistema Linux com um teclado virtual feito de botões PDF interativos.

O sistema possui algum defeito?

Ading2210 afirma que o projeto Linux em PDF apresenta um problema de desempenho, sendo 100 vezes mais lento do que o esperado. O kernel do Linux, parte central do sistema operacional, leva de 30 a 60 segundos para inicializar dentro do arquivo.

Essa lentidão ocorre porque o mecanismo de PDF atual do Chrome está com o compilador Just-in-Time (JIT) desabilitado. Até o momento, Ading2210 não encontrou uma maneira de acelerar o código.

Leia também:

VÍDEO: Notebook com LINUX vale a pena? Dá pra trocar o WINDOWS pelo LINUX?

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar