Publicidade

Chegada do Linux 5.16 vai atrasar, anuncia Linus Torvalds

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
FreeCliparts/Pixabay
FreeCliparts/Pixabay

A próxima compilação do kernel Linux vai demorar mais um tempo para ser lançada, anunciou o criador do sistema Linus Torvalds no fim de semana. Devido às festas de fim de ano, o ritmo de trabalho ficou mais lento no time que desenvolve o Sistema do Pinguim e, por isso, o Linux 5.16 poderá ter até oito versões “Release Candidate” (RC).

“As coisas estão ficando calmas e a RC6 [Release Candidate 6] é bastante pequena. Isso é normal neste cronograma de lançamento, mas também é normal neste momento do ano”, explica Linus Torvalds. “Espero que as próximas duas semanas sejam muito calmas”, complementa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por conta disso, a versão 5.16 pode ter ainda duas atualizações experimentais antes de alcançar o público geral. Para Torvalds, “não faria sentido” lançar a compilação no atual momento, já que boa parte das pessoas está de férias ou voltando do descanso.

Mais adiamentos podem rolar

O programador diz também que mais adiamentos podem acontecer se problemas forem encontrados na compilação 5.16, “mesmo que isso pareça improvável agora”. “De qualquer forma, na frente da RC6, a maioria das mudanças aqui está relacionada a drivers (principalmente de rede, USB, GPU e outros menores)”, explica o criador do sistema.

Considerando que ainda há duas atualizações do kernel Linux pela frente, a versão final do sistema deve ser liberada mais ou menos em 9 de janeiro, apontou o site The Register — sem contar com outros adiamentos.

Por se tratar de uma atualização de infraestrutura do SO, dificilmente ela terá utilidade para usuários comuns neste momento — são os desenvolvedores, na verdade, que aguardam o pacote para implementar em suas respectivas distros Linux. Por isso, ainda levará um tempo até que o público geral tenha acesso aos benefícios da versão 5.16 do kernel.

Fonte: The Register, Linus Torvalds