Publicidade

Amazon desenvolve Linux próprio para dispositivos inteligentes

Por  |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Amazon

A Amazon trabalha em um sistema Linux próprio para deixar de usar a interface Fire OS, baseada no Android, no Fire TV e em outros dispositivos de casa inteligente. A informação é do jornalista Janko Roettgers, que teria conversado com diversas fontes ligadas ao tema.

Internamente chamado de Vega, o Linux da Amazon já teria sido testado no Fire TV Stick, revela o profissional, e a gigante do varejo teria informado a alguns parceiros sobre a intenção de mudar de sistema em um futuro próximo. De acordo com as fontes de Roettgers, essa mudança pode começar já em 2024.

Linux da Amazon

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre os envolvidos no processo estaria o ex-engenheiro da Mozilla Zibi Braniecki, que já deu pistas a respeito disso em uma publicação feita no LinkedIn em 2022. Na postagem, diz trabalhar na Amazon “na próxima geração de um sistema operacional para dispositivos de Casa Inteligente, Automotivos e outras linhas de produtos Amazon.”

Roettgers revela que o Linux da Amazon é um sistema com foco na web baseado em uma distro que já existe (ou seja, não é um projeto criado totalmente do zero). Apesar de não revelar qual plataforma seria esta, o jornalista garante que ela usa o React Native, framework de UI open source criado pela Meta.

Neste momento, a Amazon estaria preparando um kit de desenvolvimento (SDK) para enviar a desenvolvedores. A ideia é de que eles tenham tempo para adaptar suas aplicações do Fire OS/Android para o Vega.

Por que trocar o Android pelo Linux?

Atualmente, o Fire OS que a Amazon usa em seus dispositivos é baseado no Android Open Source Project (AOSP), o projeto base e de código aberto do sistema do Google. Isso gera uma vantagem, que é a facilidade proporcionada a desenvolvedores na hora de adaptarem seus apps a dispositivos das mais variadas marcas, mas também traz contratempos.

Apesar de o Android ser um sistema Linux, o ritmo do AOSP invariavelmente é ditado pelo próprio Google, o que acaba deixando as companhias que usam Android à mercê da dona do Android. Além disso, o sistema do robô é, por essência, uma plataforma de celular, o que acaba por limitar seu uso em outras plataformas. Vale lembrar que até o próprio Google vem substituindo o Android em alguns de seus aparelhos de casa inteligente — o Fuchsia OS está aí para isso.

Ao desenvolver um sistema próprio, a Amazon assumiria as rédeas do seu desenvolvimento de software e pode implementar soluções mais específicas para Fire TV, Echo e todos os seus dispositivos inteligentes.

Continua após a publicidade

Como a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, tudo por enquanto é apenas especulação. Os indícios, entretanto, são fortes e é provável que mais novidades surjam ao longo dos próximos meses.

Fonte: Lowpass