SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Distribuição Linux da Microsoft é lançada oficialmente

Por| 29 de Maio de 2023 às 17h54

Link copiado!

Montagem: Douglas Ciriaco/Canaltech
Montagem: Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou o lançamento oficial da sua própria distribuição Linux: a Azure Linux tem foco no público corporativo que, como o nome sugere, utiliza a plataforma na nuvem da MS. Ela foi vista pela primeira vez em 2021 e tinha o nome de CBL-Mariner, mas era um projeto interno da companhia até agora.

Segundo o diretor de programas da Microsoft Jim Perrin, o Azure Linux é um sistema “leve, seguro e confiável” com desempenho otimizado para a plataforma Azure Kubernetes Service (AKS).

Azure Linux: o Linux da Microsoft

Continua após a publicidade

Diferente das versões convencionais de Ubuntu, Fedora, Linux Mint e tantas outras distros, o Azure Linux não tem como foco ser usado pelo usuário "comum", como um sistema operacional do dia a dia. Em suma, apesar de apostar no kernel Linux, a Microsoft não criou um concorrente direto para o Windows.

Além disso, o Azure Linux é uma nova perspectiva da Microsoft até mesmo em sua recente boa relação com o Sistema do Pinguim: em vez criar um fork alguma distribuição pronta, a companhia de Redmond criou uma distro do zero.

"A Azure Linux é a sua própria distribuição. Não criamos um fork do Fedora ou algo assim, emprestamos o código deles — é uma distro baseada em RPM", explicou Perrim numa coletiva sobre o sistema durante a Microsoft Build 2023. 

“Nós pensamos, criamos [a distro] do zero. Podemos ajustá-la às nossas necessidades, aplicamos as alterações que precisamos e, francamente, o ecossistema Linux é meio que sobre isso”, completou.

Continua após a publicidade

Foco no minimalismo

Segundo a Microsoft, o Azure Linux é desenvolvido com foco no minimalismo e tem como objetivo facilitar as operações na nuvem. Ele tem uma interface gráfica bem simples, sem ícones nem nada, e funciona basicamente a partir da execução de linhas de comando.

Toda a documentação do Azure Linux pode ser conferida no site oficial da Microsoft (learn.microsoft.com)