Snappy Ubuntu Core é a investida da Canonical na Internet das Coisas

Por Redação | 21 de Janeiro de 2015 às 11h55

Em mais uma mostra de que deseja que o Ubuntu esteja presente em todos os setores da tecnologia, a Canonical está lançou nesta semana o Snappy Ubuntu Core, uma nova versão do Ubuntu cujo foco é a Internet das Coisas e o gerenciamento e controle de dispositivos embarcados.

O sistema é derivado do Ubuntu Core e é projetado para rodar de forma embarcada em uma infinidade de dispositivos inteligentes, desde drones a robôs industriais, passando por set-to boxes, eletrodomésticos diversos e até pelo seu carro! Exigindo apenas 128 MB de memória RAM e um processador de 600 Mhz, o Snappy Ubuntu Core é projetado para sistemas para os quais a versão Desktop do Ubuntu e até mesmo o Ubuntu Server seriam pesados demais.

Uma das características importantes do novo sistema é a capacidade de reversão total para versões anteriores após uma atualização, o que permite evitar que sistemas fiquem inutilizados em caso de problemas de incompatibilidade com os updates periódicos. Isso será possível graças a um modelo diferenciado de distribuição de pacotes, chamado Snappy, com suporte a desinstalação completa de pacotes problemáticos. Além disso, o Snappy Ubuntu Core contará com um ecossistema completo de aplicativos, que, inclusive, já está disponível para desenvolvedores que desejarem colaborar com ele.

A Canonical estabeleceu parceria com diversas empresas do ramo da robótica e de drones e, por ora, o Snappy Ubuntu deverá ser usado apenas em dispositivos criados por essas empresas. Entretanto, o novo sistema já está disponível livremente para testes e desenvolvimento de aplicativos nesta página.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.