Snappy Ubuntu Core é a investida da Canonical na Internet das Coisas

Por Redação | 21 de Janeiro de 2015 às 11h55

Em mais uma mostra de que deseja que o Ubuntu esteja presente em todos os setores da tecnologia, a Canonical está lançou nesta semana o Snappy Ubuntu Core, uma nova versão do Ubuntu cujo foco é a Internet das Coisas e o gerenciamento e controle de dispositivos embarcados.

O sistema é derivado do Ubuntu Core e é projetado para rodar de forma embarcada em uma infinidade de dispositivos inteligentes, desde drones a robôs industriais, passando por set-to boxes, eletrodomésticos diversos e até pelo seu carro! Exigindo apenas 128 MB de memória RAM e um processador de 600 Mhz, o Snappy Ubuntu Core é projetado para sistemas para os quais a versão Desktop do Ubuntu e até mesmo o Ubuntu Server seriam pesados demais.

Uma das características importantes do novo sistema é a capacidade de reversão total para versões anteriores após uma atualização, o que permite evitar que sistemas fiquem inutilizados em caso de problemas de incompatibilidade com os updates periódicos. Isso será possível graças a um modelo diferenciado de distribuição de pacotes, chamado Snappy, com suporte a desinstalação completa de pacotes problemáticos. Além disso, o Snappy Ubuntu Core contará com um ecossistema completo de aplicativos, que, inclusive, já está disponível para desenvolvedores que desejarem colaborar com ele.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Canonical estabeleceu parceria com diversas empresas do ramo da robótica e de drones e, por ora, o Snappy Ubuntu deverá ser usado apenas em dispositivos criados por essas empresas. Entretanto, o novo sistema já está disponível livremente para testes e desenvolvimento de aplicativos nesta página.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.