Elon Musk é processado por tweet sobre fechamento do capital da Tesla

Por Rafael Rodrigues da Silva | 27 de Setembro de 2018 às 22h30
The Drive
Tudo sobre

Tesla

A Comissão de Segurança e Comércio (SEC) dos Estados Unidos está processando Elon Musk, acusando-o de ter enganado investidores quando anunciou em um tweet que terialevantado fundos suficientes para transformar a Tesla em uma empresa de capital fechado.

De acordo com a minuta do processo, a SEC pede que Elon Musk pague uma multa de valor não especificado, mas também carrega um pedido inusitado: que um juiz impeça Musk tenha qualquer posição de destaque em uma empresa de capital aberto. A SEC deixa bem claro no processo que ele está sendo movido contra a pessoa de Elon Musk, e não tenciona nenhum tipo de punição à Tesla enquanto empresa.

Apesar disso, as ações da montadora chegaram a cair 13% hoje (27) após o anúncio do processo, refletindo um temor dos investidores de que a SEC também processe a empresa por conta das ações de seu CEO.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Comissão acusa Musk de ter manipulado o mercado ao anunciar num tweet de agosto que já tinha os fundos necessários para tornar a Tesla uma empresa de capital fechado, o que fez com que as ações da empresa disparassem. O processo afirma que, quando fez o anúncio, Musk não só não tinha nenhum fundo confirmado para tal empreitada, como ainda nem havia discutido sobre o assunto com qualquer fonte que poderia fornecer o dinheiro para tanto.

Em depoimento para a Business Insider, Musk afirma que considera que as ações da SEC não possuem justificativa, e que ele se sente triste e desapontado por acharem que, em algum momento de sua vida, ele tenha agido com o intuito de enganar seus investidores.

O processo já está em fase de análise menos de dois meses depois do fato, e a velocidade com que tem progredido tem feito alguns defensores de Musk acharem que se trata muito mais de perseguição do que um pedido por justiça. Mas advogados que já trabalharam com a SEC acreditam que, como todo o processo é baseado em dois ou três tweets, há uma facilidade no entendimento do caso que pode ser o responsável pela velocidade processual.

Apesar disso, esse não é o único problema jurídico ligado à Tesla. Além de processar Elon Musk, a SEC tem investigado as projeções de vendas de carros da companhia. E além do processo da SEC, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos também está investigando Musk por causa dos tweets que enganaram investidores.

Fonte: Bloomberg, CNBC, Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.