Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clientes estão processando a Apple por acúmulo de poeira na tela do MacBook

Por| 29 de Novembro de 2018 às 16h05

Link copiado!

Clientes estão processando a Apple por acúmulo de poeira na tela do MacBook
Clientes estão processando a Apple por acúmulo de poeira na tela do MacBook
Tudo sobre Apple

Processos contra a Apple não são novidade: afinal, a empresa é um dos principais alvos dos chamados “patent trolls” (empresas que não criam nenhum produto, mas vivem de colecionar patentes e processar as empresas que lançam produtos parecidos com os de suas patentes por compensação). Mas, dessa vez, a ação está vindo dos próprios clientes da companhia.

Segundo informações do site MacRumors, diversos clientes da Apple estão processando a empresa por não instalar filtros de ventilação nos MacBooks e iMacs. E isso estaria não apenas influenciando a performance das máquinas, mas também seria responsável por manchas que se formam pelo acúmulo de poeira na tela, problemas que poderiam ser evitados caso a empresa instalasse um filtro de ar em seus computadores.

Steve Berman, um dos advogados responsáveis pelo processo, afirma que esse acúmulo de poeira — algo simples de resolver e que não existe em nenhuma das grandes fabricantes além da Apple — está causando um prejuízo de centenas de dólares em reparos aos donos desses equipamentos, prejuízo esse que a Apple se recusa a assumir responsabilidade. Além disso, a falta do filtro não só obriga os clientes a levarem o computador para a assistência por um problema que poderia ser facilmente evitado (caso não esteja na garantia, a Apple cobra US$ 600 para remover a poeira da tela), mas também é responsável pela queda de velocidade nas máquinas, já que, sem o filtro, não há nada que impeça a poeira de se acumular na placa-mãe do aparelho, o que acaba fazendo-o esquentar mais e trabalhar mais devagar.

A ação está sendo movida em caráter coletivo no Tribunal Distrital de San Jose, no estado da Califórnia, e busca compensação financeira para os donos de MacBooks, MacBooks Air, MacBooks Pro, iMacs e iMacs Pro. A ação pede por reembolso do valor gasto em reparos pelos clientes que levaram seus computadores à assistência por causa do problema de poeira, e uma compensação para aqueles que, por conta das manchas na tela, se viram obrigados a vender seus aparelhos por um preço abaixo do valor de mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: MacRumors