Califórnia abre investigação antitruste contra o Google

Por Stephanie Kohn | 13 de Julho de 2020 às 10h00
Roteiro Digital
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Califórnia abriu sua própria investigação antitruste contra o Google, segundo o veículo Politico. Com isso, a gigante das buscas agora enfrenta escrutínio antitruste de quase todos os Estados dos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre qual aspecto da empresa a procuradoria do Estado está investigando, mas as apurações recentes têm se concentrado em suas aquisições e em seu domínio e conduta no mercado de anúncios e pesquisas.

Em setembro passado, procuradores-gerais de 50 Estados anunciaram uma investigação antitruste nas empresas de publicidade e pesquisa do Google. Na época, Califórnia e Alabama eram os únicos dois estados a não participarem da investigação. A não participação do Estado foi particularmente notável, já que ele abriga a sede do Google, em Mountain View.

Além das investigações dos Estados norte-americanos, a gigante de buscas, junto do Facebook, Amazon e Apple irão testemunhar no congresso dos Estados Unidos no dia 27 de julho. Desde o início da investigação antitruste, no ano passado, o Subcomitê Antitruste dos EUA vem investigando as práticas comerciais das gigantes de tecnologia.

As quatro empresas serão averiguadas por um painel do Comitê Judiciário da Câmara, que deve emitir um relatório nas próximas semanas, e pelo Departamento de Justiça dos EUA. A Federal Trade Commission está investigando o Facebook e Amazon, e os procuradores gerais dos EUA investigam Facebook e Google.

O Google e um porta-voz da Procuradoria Geral da Califórnia se recusaram a comentar seu relatório. "Para proteger a integridade de nosso trabalho, é nossa prática não comentar nenhuma investigação pendente ou potencial, nem mesmo confirmar ou negar sua existência", disse um porta-voz da procuradoria-geral ao Gizmodo.



Fonte: Politico

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.