Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foxconn admite ter contratado funcionários menores de idade

Por| 16 de Outubro de 2012 às 13h05

Link copiado!

Foxconn admite ter contratado funcionários menores de idade
Foxconn admite ter contratado funcionários menores de idade
Tudo sobre Foxconn

A Foxconn, uma das maiores fornecedoras de componentes da Apple, admitiu nesta terça-feira (16) que contratou funcionários abaixo da idade legal para trabalhar na China. No país, a idade mínima para se ingressar no mercado de trabalho é de 16 anos. As informações são do CNET.

"Esta não é apenas uma violação da lei de trabalho na China, também é uma violação nas políticas da Foxconn e medidas imediatas foram tomadas para devolver os jovens a suas respectivas instituições de ensino", afirmou a empresa em nota. "Estamos também realizando uma investigação completa, em cooperação com as instituições educacionais, para determinar como isso aconteceu e as ações que devem ser tomadas pela nossa empresa para garantir que isso não aconteça novamente".

O anúncio ainda confirma que foram encontrados funcionários entre 14 e 16 anos de idade trabalhando irregularmente na fábrica de Yantai, província chinesa de Shandong. E a Foxconn admitiu sua culpa apenas algumas horas depois da publicação de um relatório da China Labor Watch, que afirmava ser capaz de provar a existência do trabalho de menores na empresa.

Continua após a publicidade

Reprodução: CNET

"Esses estagiários menores de idade foram enviados para a Foxconn, principalmente pelas escolas, mas a Foxconn não verificou a carteira de identidade desses estagiários", relatou a organização. "As escolas envolvidas nesse incidente devem ser consideradas as principais responsáveis, mas a Foxconn também é culpada por não confirmar a idade deles".

No último mês, uma reportagem afirmava que em outra fábrica chinesa da companhia, estagiários eram obrigados a trabalhar longas horas na produção de componentes para o iPhone em troca de receber sua certificação profissional. Na época, a Foxconn negou a existência de qualquer interno em sua linha de produção e que eles tinham que trabalhar para se formar.

Ainda no documento divulgado à imprensa, a Foxconn afirmou que o período de estágio médio da empresa é de três meses e meio e que os estagiários representam apenas 2,7% de sua força de trabalho total de 1,2 milhão de funcionários, somente no país asiático.