Publicidade

Vazamento mostra quais são os games com mais jogadores no Steam; veja a lista

Por| 09 de Julho de 2018 às 08h52

Link copiado!

Vazamento mostra quais são os games com mais jogadores no Steam; veja a lista
Vazamento mostra quais são os games com mais jogadores no Steam; veja a lista
Tudo sobre Valve

A Valve nunca disponibilizou números de sua plataforma de games, o Steam. Em parte, o discurso da empresa era de que os dados incluem informações de companhias de capital aberto, que publicam seus jogos na loja, o que poderia influenciar o mercado.

Contudo, análises da recente mudança da API do Steam mostraram uma brecha que pode ter revelado ao menos quantos jogadores estão ativos em cada um dos títulos da plataforma. O site Ars Techinica teve acesso a tais dados, obtidos a partir de um método apresentado pelo desenvolvedor Tyler Glaiel. Em post no Medium intitulado Using achievements stats to estimate sales on Steam (ou "Usando conquistas para estimar vendas no Steam", em tradução livre), ele explica como fez o cálculo.

O sistema é bastante simples: um usuário observa a porcentagem de quantas pessoas conseguiram alcançar uma determinada conquista no título e estima o número de jogadores a partir dela. Por exemplo, se 50% dos jogadores fizeram a conquista A, isso quer dizer que, há pelo menos dois jogadores (um que fez e outro que não faz). Da mesma forma, se outra conquista para o mesmo jogo teve 33%, isso quer dizer que, pelo menos, três pessoas jogaram o game. O cruzamento dos dados, então, revela a quantidade mínima de jogadores necessária para que todas as conquistas tenham as porcentagens apresentadas.

O que Glaiel descobriu é que, se uma pessoa pega os dados de conquistas direto da API do Steam, esse cálculo dá uma precisão de 16 dígitos. Importante ressaltar que o resultado precisa ser fatorado em um número inteiro (uma vez que não existe meio ou um quarto de jogador para a conta).

Continua após a publicidade

Junto disso, um pesquisador e desenvolvedor chamado Sergey Galyonkin resolveu aliar a nova técnica a um algoritmo que ele mesmo criou. Galyonkin é o criador do Steam Spy, uma ferramenta de análise de dados da loja da Valve que deixou de funcionar após mudanças na política do Steam.

Em parceria com Galyonkin, o Ars Technica, com a permissão tanto do criador da técnica, chegou a uma tabela de quantidade de jogadores para os games na plataforma de distribuição de jogos. E quem são os mais famosos?

Team Fortress 2 aparece com mais de 50 milhões de jogadores, seguido de Counter-Strike: Global Offensive (46 milhões) e Player Unknown’s Battlegrounds (36 milhões). Veja o top 10:

  1. Team Fortress 2 - 50.191.347
  2. Counter-Strike: Global Offensive - 46.305.966
  3. PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS - 36.604.134
  4. Unturned - 27.381.399
  5. Left 4 Dead 2 - 23.143.723
  6. PAYDAY 2 - 18.643.807
  7. Garry's Mod - 18.576.379
  8. Warframe - 16.332.217
  9. Counter-Strike: Source - 15.001.876
  10. Paladins - 14.371.946
  11. The Elder Scrolls V: Skyrim - 13.235.488
Continua após a publicidade

Apesar do novo método, a Valve já mudou sua API mais uma vez, não mais alimentando a base de dados de conquistas de cada jogo. Ou seja, esses números são relativos ao cálculo feito em 1º de julho e provavelmente devem ficar defasados.

Por outro lado, o próprio diretor de negócios do Steam, Jan-Peter Ewert, informou que a Valve está trabalhando em um sistema que vai permitir acesso a dados como esses em um futuro próximo.

Fonte: Ars Techinica