Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Valve muda políticas de privacidade e derruba Steam Spy

Por| 12 de Abril de 2018 às 07h28

Link copiado!

Valve muda políticas de privacidade e derruba Steam Spy
Valve muda políticas de privacidade e derruba Steam Spy
Tudo sobre Valve

O Steam Spy não está mais funcionando. Quem confirma isso é o próprio Sergey Galyonkin, CEO da empresa, em post oficial no Twitter. De acordo com ele, não é mais possível fazer o levantamento de informações da plataforma por conta de mudanças na política de privacidade do Steam.

A explicação é que agora a lista de jogos dos usuários não está mais aberta por padrão. Era a partir dela que o Spy conseguia tirar as informações. “A Valve acabou de alterar suas configurações de privacidade, tornando os jogos de propriedade dos usuários Steam ocultos por padrão”, apresenta o post oficial do Steam Spy no Twitter.

O site operava da seguinte forma: ele fazia uma análise de contas públicas e listava tempo de jogo e quais games foram comprados. Com isso, a empresa conseguia devolver estatísticas de venda e desempenho de alguns games na plataforma. A Valve raramente libera números, e quando o faz são genéricos, não relacionados a um jogo em específico.

Continua após a publicidade

A probabilidade é a Valve tenha modificado as políticas de privacidade já pensando em se adequar às novas regras da General Data Protection Regulation (GDPR). A lei, aprovada pela União Europeia, entra em vigor em maio e modifica a forma como as informações de usuários cidadãos europeus podem ser usados por empresas.

Com isso, serviços como o Steam Spy, que buscam dados da plataforma, podem passar a não funcionar mais. A Valve também vai adicionar ao Steam o status de “invisível” para a conta.

O blog do Steam afirma que todas as modificações foram feitas de acordo com feedbacks da comunidade.

Fonte: Steam Blog