Famílias Steam: como configurar o compartilhamento de biblioteca no sistema
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •
A partir do início de 2025, a Valve vai encerrar o compartilhamento da biblioteca do Steam e oferecer o novo sistema de “Famílias Steam” como única forma de dividir seus jogos com amigos ou membros da sua família.
- Zeenix: conhecemos o console portátil da TecToy
- Sonic e mais 60 jogos vão sumir do Switch, PlayStation, Xbox e PC; veja a lista
O "Família Steam" foi introduzido no início de 2024, recentemente liberado para todos, trazendo uma série de melhorias em comparação aos outros sistemas. Uma delas é a possibilidade de compartilhar seus games com múltiplas pessoas simultaneamente. Ainda que não permita que mais de uma pessoa jogue ao mesmo tempo, já é um grande avanço.
Já era de conhecimento geral que a Valve removeria o compartilhamento da biblioteca do Steam “básico”, mas não havia uma data prevista para isso ocorrer. Agora é dito que o encerramento da funcionalidade ocorrerá no começo de 2025, mas também não há um dia marcado na agenda. É possível que ocorra entre janeiro e março, mas um novo anúncio deve ser realizado.
Como configurar o compartilhamento no Steam?
Caso queira alterar a forma de compartilhamento dentro do Steam, a Valve traz um acesso fácil para que inclua amigos ou familiares dentro do sistema de Famílias Steam.
Disponível desde setembro de 2024 para todos os usuários, basta que o usuário vá nas configurações e clique em “Configurações”. Algumas opções aparecerão, então basta clicar em “Família e Compartilhamento” e criar uma família ali. A partir disso, você pode convidar novos membros, através do nome que eles utilizam em suas contas.
O sistema Famílias Steam é mais completo do que o compartilhamento simplificado que será removido, permitindo que os usuários também apliquem regras de controle parental. O dono da “família” também pode recuperar a conta de crianças que não tenham mais acesso à sua conta, contanto que integrem o grupo por pelo menos 30 dias corridos.
Leia outras matérias do Canaltech: