Steam encerra suporte para usuários do Windows 7 e 8
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |
O fatídico dia chegou e a Valve encerrou nesta quarta-feira (13) o suporte do Steam para os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8. A última atualização do inicializador da plataforma agora impede que os usuários dessas versões acessem a loja digital e seus jogos, recomendando a migração para o Windows 10 ou Windows 11.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Steam Deck OLED ganha versão especial com nova cor
- Valve confirma fim de recurso de compartilhamento entre contas, entenda
Além dos sistemas da Microsoft, também há a opção de os jogadores acessarem o Steam através do Linux ou computadores Mac. Em mensagem dentro da plataforma, a Valve aponta que a decisão é definitiva e que as pessoas terão de atualizar o sistema para continuar jogando através de seu serviço.
“Esta versão do cliente Steam não rodará mais no Windows 7 ou Windows 8. Usuários com essas versões do sistema operacional não poderão mais atualizar automaticamente para esta versão mais recente”.
Na última pesquisa realizada no Steam, em outubro de 2024, foi mostrado que ainda existiam 0,28% de usuários ativos com Windows 7. A porcentagem pode parecer pequena, mas isso representa cerca de 350 mil pessoas.
Adeus, Windows 7 e Windows 8
Vale lembrar que a própria Valve afirmou previamente que removeria o suporte ao Windows 7 e Windows 8 neste ano.
Isso já era esperado, levando em consideração que o Windows 7 foi lançado em 2009 e a própria Microsoft deixou de suportá-lo em janeiro de 2020. O mesmo também já ocorreu com o Windows 8, que foi encerrado pela companhia em janeiro de 2023.
Em termos de suporte, a versão atual do Steam continua funcionando no Windows 10, Windows 11, macOS 10.15 Catalina ou versões mais recentes e no Ubuntu 20.04 LTS ou versões mais recentes.
Leia outras matérias do Canaltech:
- Canaltech está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- Sony diz que preço não impactou vendas do PS5 Pro
- Novo Mac mini tem desempenho surpreendente em games e emulação
Fonte: Steam