Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo remove quase 20 anos de conteúdo de clássico mod

Por| Editado por Durval Ramos | 25 de Abril de 2024 às 18h13

Link copiado!

Facepunch Studios
Facepunch Studios

A Nintendo novamente mostrou que não tem medo de usar seus advogados para proteger suas propriedades intelectuais, dessa vez indo para cima de um dos títulos que estava há mais tempo na Steam. Garry's Mod, jogo que permite que jogadores inventem o que bem entenderem, recebeu uma notificação para tirar do ar conteúdo que estava lá há 20 anos relacionado à empresa japonesa.

Garry's Mod é um jogo sandbox desenvolvido pela Facepunch Studios, em que o jogador pode utilizar vários elementos para manipular e criar vídeos ou o que bem entender. Lançado em 2006 na Steam, o game tem diversos itens e elementos que foram enviados pelos jogadores, sendo que vários deles são de propriedades de outras empresas, como a Nintendo, que depois de tanto tempo, não gostou muito da ideia.

Continua após a publicidade

Nintendo não perdoa nada

Jogadores começaram a notar que elementos da oficina de Garry's Mod, onde ficam os add-ons para baixar, estavam sumindo. Não demorou muito para que o próprio Facepunch Studios fizesse um pronunciamento dentro da Steam.

"Alguns de vocês devem ter notado que certos itens da oficina relacionados à Nintendo foram recentemente removidos. Isso não foi um erro, essas remoções foram uma solicitação da Nintendo", confirmou o representante do estúdio.

"Honestamente, isso é justo. Isso é conteúdo da Nintendo e o que eles permitem ou não é um direito deles. Eles não querem vocês jogando com as coisas deles em Garry's Mod — essa é uma decisão deles, vamos respeitar e remover tudo o que pudermos."

O Facepunch Studios concluiu informando que esse processo deve demorar um tempo, já que são praticamente 20 anos de conteúdos que eles precisam revisar para remover. O estúdio pede aos fãs que subiram itens relacionados à Nintendo que os deletem e nunca mais os enviem para a oficina novamente, já que isso os ajudaria bastante.

Advogados da Nintendo não param de trabalhar

A Nintendo é bastante conhecida por ter o "dedo nervoso" para pedir a visita do amigo processinho a todos aqueles que usam de alguma forma suas propriedades intelectuais. Apesar de alguns casos parecerem mais justos, como a situação com os desenvolvedores do emulador Yuzu, que emulava jogos de Nintendo Switch. Os desenvolvedores receberam uma multa de mais de US$ 2 milhões e o emulador e seus servidores vêm sendo eliminados da internet.

Continua após a publicidade

Outros casos beiram o absurdo, como o caso contra o programador canadense Gary Bowser, de 54 anos, que foi preso e deve pagar até 30% de seu salário mensal para a Nintendo para cobrir danos avaliados em 14 milhões de dólares. Gary era parte de um grupo que distribuía ROMs de jogos da Nintendo. De acordo com uma entrevista ao jornal The Guardian, ele afirma que não estava envolvido com a distribuição e só fazia manutenção do site.

Bowser ficou preso de fevereiro de 2022 até o início de 2024, mas já aceitou que pagará sua dívida para a Nintendo pelo resto de sua vida. A empresa japonesa teve um lucro líquido de US$ 1.85 bilhão em 2023.