Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se um jogo roda no meu PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2023 às 13h55

Link copiado!

Unsplash/Onur Binay
Unsplash/Onur Binay

Há diversas maneiras de saber se um jogo roda no seu PC — sendo que a maioria dos métodos são simples e exigem poucos cliques. Apesar de o processo ser mais fácil para quem tem conhecimento avançado de informática, hoje em dia existem sites especializados em comparações que ajudam os mais leigos.

Como saber se o PC roda um determinado jogo?

A maneira mais prática para saber se um PC é capaz de rodar um jogo é recorrer a um site que faz esse comparativo.

Continua após a publicidade

Confira duas opções para saber se o jogo roda no seu PC:

1. SYS RQMTS

O Sys Rqmts é capaz de fornecer informações atualizadas sobre requisitos do sistema e consultar diversas fontes para melhorar os resultados.

Confira como usá-lo:

  1. Acesse o site (sysrqmts.com);
  2. Digite o nome do game desejado em “Search games” e clique nele;
  3. Clique em “CAN I RUN IT?”.

Além de dizer se um jogo roda ou não no seu PC, o SYS RQMTS também compara preços e mostra detalhes avançados do título, como o número de idiomas disponíveis, sites oficiais e avaliações em agregadores de notas.

2. CanIRunTheGame

Continua após a publicidade

O CanIRunTheGame também é dedicado a equivalências entre especificações do computador e requisitos do jogo de forma instantânea. No entanto, a ferramenta exige que você especifique os componentes do seu PC para executar o processo:

Veja como fazer comparações no site:

  1. Acesse o site (canirunthegame.com);
  2. Role a tela para baixo e clique em “Test it here”;
  3. Deslize a tela para baixo e informe o jogo e especificações do seu PC.

O site apresenta uma tabela com os requisitos mínimos e recomendados do jogo, além do resultado em si da comparação. O CanIRunTheGame ainda fornece informações extras, como valores, onde fazer downloads, atualização de drivers e comparações populares.

Continua após a publicidade

Como conferir as especificações do meu PC?

O primeiro passo é descobrir quais são as especificações técnicas do seu computador e compará-las com os requisitos mínimos e recomendados pelo fabricante do game. Neste caso, você pode acessar o prompt de comando para conferir as informações:

No Windows

  1. Na tela inicial, pressione as teclas Windows + R;
  2. Digite “cmd” e aperte “Enter”;
  3. Digite “systeminfo” e pressione “Enter”.

Continua após a publicidade

Com acesso às especificações, você deve focar nos componentes abaixo para fazer a correlação com as exigências do game:

Jogos em mídia física geralmente apresentam os requisitos no verso ou no interior na embalagem, enquanto games vendidos digitalmente costumam contar com uma aba dedicada à apresentação dos mesmos detalhes — como acontece nos sites Steam e Origin. Essas plataformas também sinalizam se sua máquina é capaz ou não de rodar determinado título.

Jogos na nuvem como alternativa

Continua após a publicidade

Hoje em dia é possível jogar games na nuvem mesmo que o título seja extremamente pesado para o seu PC. Se você quiser experimentar essa alternativa, veja como jogar jogos na Steam na nuvem ou como usar o Xbox Cloud Gaming.

Lembre-se que é preciso ter uma boa conexão de internet para que esses serviços funcionem de modo satisfatório. Nesse sentido, vale conhecer os benefícios da internet de fibra óptica, que é uma das melhores formas de conexão disponíveis hoje.

E para garantir uma conexão mais estável, veja como conectar a internet no PC com cabo de rede e evitar as oscilações geradas pelo Wi-Fi.