Por que o jogo da Banana virou um fenômeno no Steam?
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
O Steam conta com uma variedade insana de jogos, mas, de vez em quando, surgem títulos que fazem um sucesso que foge completamente da compreensão humana. Um ótimo exemplo disso é Banana, um dos títulos mais jogados atualmente no serviço em que o objetivo é apenas clicar em uma banana.
Banana é um jogo gratuito do gênero Clicker, em que o jogador precisa clicar na fruta, recebendo uma banana de tipo diferente a cada três horas. O game é basicamente isso e, atualmente, está no décimo primeiro lugar no ranking de títulos mais jogados do Steam, com 859.915 usuários ativos, passando na frente de Apex Legends, GTA 5 e Call of Duty.
O segredo da banana
Existem alguns motivos para Banana ter se tornado tão popular. O primeiro é a piada de um jogo de clicar em uma banana e nada mais. O fato de ele ser gratuito apenas o deixa de mais fácil acesso a todo mundo.
Tendo apenas um achievement, chamado de Clique e dado quando o jogador, veja só, clica em uma banana, o game também parece ter atraído a atenção do público pela questão de ele liberar itens do Steam ao jogar.
Esses itens, liberados em forma de cartas, podem ser trocados ou comercializados dentro do Steam com valores que são convertidos em crédito para comprar jogos e DLCs para sua conta. Apesar de boa parte das cartas de Banana serem praticamente sem valor, ofertadas por frações de centavos, existem alguns exemplares que são entregues aleatoriamente e que estão sendo comercializados por mais de US$ 200.
Uma dessas bananas especiais, a Crypticanana, teve apenas 25 exemplares distribuídos e está sendo vendida por US$ 1.149, o que deixa de ser piada para se tornar apenas um grande absurdo se alguém resolver pagar tudo isso.
Se você quiser tentar a sorte ao clicar na banana, o jogo está disponível para Windows e é compatível com Linux e Steam Deck.