Qual a verdadeira história por trás do jogo Subway Surfers?
Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 10 de Agosto de 2021 às 22h20
Subway Surfers (Android | iOS) é um jogo da SYBO Games, desenvolvedora dinamarquesa, lançado em 2012 e conta com atualmente quase 2 bilhões de downloads. O jogo é um endless runner onde o jogador corre por trilhos de trem desviando de obstáculos e coletando moedas para trocar por recompensas que facilitam sua vida quando jogar novamente.
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Existia um boato de que o jogo foi desenvolvido a partir de um acontecimento trágico na vida do criador. Segundo o Twitter, e outras redes sociais, a ideia era honrar a memória do filho dele que teria falecido após ser atingido por um trem enquanto andava de skate nos trilhos. Não existia fatos que comprovassem a história, mas a internet acreditou, mesmo com diversos meios desmentindo o fato. Hoje vamos falar sobre a verdadeira história de concepção do fenômeno dinamarquês.
Qual a verdadeira história por trás de Subway Surfers?
Felizmente não existe nada trágico por trás da criação do jogo. Mathias Gredal Nørvig, CEO da SYBO, contou um pouco sobre a história do jogo em um evento em Londres, em 2018. Ambos os fundadores da empresa tinham arte urbana como paixão em comum e isso foi a base para construção construção do jogo.
Unindo diversos elementos da arte urbana, como skate, grafite, Hip Hop e streetwear, a base visual foi estabelecida e a partir disso levaram as ideias para o ambiente lúdico dos jogos eletrônicos através de Subway Surfers. Um ano antes do lançamento do jogo outro título importante para a história dos jogos para celular havia sido lançado, Temple Run. O estilo endless era moda e Subway Surfers certamente foi bastante influenciado por isso.
A ideia era apresentar a cultura de rua como algo que merece respeito e quebrar um pouco a mentalidade de que arte urbana, e tudo o que a envolve, é de alguma forma menor que outros estilos. Decidiram utilizar os jogos através dos aparelhos móveis pela acessibilidade e facilidade de levar a mensagem adiante, já que o aparelho se tornou indispensável com o passar dos anos.
O estúdio se uniu com a Kiloo Games, desenvolvedora e publicadora também dinamarquesa, para continuar a produção e graças a essa união o jogo alcançou sucesso global. Com esse sucesso, as empresas passaram a homenagear grandes cidades através do "World Tour", retratando cenários de diferentes cidades importantes ao redor do mundo, atualmente em Tóquio devido as Olimpíadas.
A cada nova cidade, o jogo une a estética de rua com o visual tradicional desses países mostrando que o mundo inteiro pratica skate e que arte urbana combina com qualquer outro estilo, independente se são milenares templos japoneses ou
Outra ideia excelente é o contato constante que a comunidade tem com o jogo através da Fanzone, loja digital onde os fãs do título podem comprar artigos do jogo com arte feita por artistas independentes também fãs do jogo.
Subway Surfers tem uma história voltada a conexões e a valorização da arte urbana, sabendo unir tradição com inovação e alcançando milhões de pessoas ao redor do mundo.
Fonte: SYBO Games