Para alguns usuários, Pokémon GO exige permissão total da conta do Google

Por Redação | 11 de Julho de 2016 às 19h05
photo_camera Divulgação

Pokémon GO virou febre por onde foi lançado e está imprimindo dinheiro para a Nintendo. No entanto, tem aspectos sinistros no game para celulares dos monstrinhos.

O usuário Adam Reeve escreveu em seu Tumblr que foi verificar as permissões que o jogo exigia de sua conta do Google e ficou espantado. Pokémon GO simplesmente tem acesso a praticamente tudo.

De acordo com fóruns da internet, isso acontece com alguns usuários que usam a conta do Google para entrar no game. Muitos têm feito login dessa forma, já que usar a conta do próprio game está difícil por conta da lentidão dos servidores. Por enquanto, o fenômeno só aparece na versão para iOS do título.

De acordo com a Google, dar total acesso faz com que o aplicativo veja e modifique quase todas as informações da conta, mas não pode mudar sua senha, apagar a conta ou pagar com o Google Wallet no lugar do usuário. Segundo a companhia, esse tipo de permissão deve ser dada apenas a apps em que o usuário confia totalmente e que estão instalados em seu computador, celular e tablet pessoal.

Isso quer dizer que Pokémon GO tem total acesso aos emails, documentos, arquivos, histórico e fotos da conta do Google, entre outros itens. Isso levanta algumas questões importantes. Por exemplo, por que o jogo precisa dessas permissões? Por que não há um aviso de que o game quer ter acesso total ao Google Account e podermos decidir se é isso mesmo que queremos?

Por enquanto, nem a Nintendo nem a Niantic responderam a essas indagações. Se você for jogar Pokémon GO tenha essas informações em mente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.