Os 5 melhores jogos de Gacha para curtir no celular

Os 5 melhores jogos de Gacha para curtir no celular

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 21 de Junho de 2021 às 19h40
romankosolapov

Gacha é derivada de "gashapon", prática popular no Japão baseado na troca de ficha por um boneco feito de plástico. Essa prática também chegou ao Brasil e se tornou popular durante os anos 2000, e ainda é possível encontrar essas máquinas em padarias. 

Rapidamente essa prática chegou aos jogos virtuais, muitas vezes de forma abusiva, obrigando o usuário a pagar para prosseguir na história do jogo. Felizmente alguns estúdios pegam a ideia e transformam em algo justo, evoluindo conforme as demandas e críticas dos jogadores.

Genshin Impact

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito
  • Tamanho: 10.27 GB aproximadamente (versão 1.6)

O maior exemplo atual de uma boa prática de gacha é Genshin Impact, da MiHoYo, cujo sucesso estrondoso e belo estilo artístico levaram a produção até o The Game Awards.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Sendo um RPG em mundo aberto que incentiva a exploração e recompensa o usuário por isso, o jogo constantemente introduz novos personagens com habilidades únicas, e também novas localidades, mantendo o jogo em constante evolução. As recompensas adquiridas pelo jogador facilitam na obtenção de personagens mais fortes, mas os apressadinhos também podem optar por gastar dinheiro real no jogo. 

Combate e interface de Genshin Impact (Imagem: Rodrigo Folter/Caputra de tela)

Animal Crossing: Pocket Camp

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito
  • Tamanho: 1.32 GB aproximadamente (versão 4.2)

Lançado em 2017 o jogo tem como objetivo ajudar os habitantes da ilha com tarefas como recolher frutas, caçar borboletas ou pescar.

No entanto, o jogo está longe de ser simples. É uma experiência social sobre sua relação com os outros e o ambiente ao redor, utilizando de personagens felpudos e arte fofíssima que dificulta largar. Com diversas missões diárias e eventos de temporada, o jogo recompensa constantemente o usuário, principalmente para sempre ter possibilidade de utilizar a gacha sem gastar dinheiro real.

Ao abrir biscoitos da sorte o jogador é recompensado com móveis, roupas e outros cosméticos para decorar sua ilha e aumentar seu relacionamento com os habitantes. 

Visualização de vila em Animal Crossing: Pocket Camp (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Raid: Shadow Legends

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito
  • Tamanho: 2.63 GB aproximadamente (versão 4.3)

Raid combina RPG com estratégia em um combate por turnos e recompensa o jogador diariamente por acesso, além de fragmentos de campeões ao final das lutas.

O que mais impressiona é a quantidade de personagens que o jogo possui, convidando o jogador a experimentar diversas variações de composições o que faz com que se retorne diariamente para subir os níveis dos personagens para buscar desafios maiores. É um jogo que premia os mais atentos e pacientes, pois precisa pensar bastante na composição e muitas vezes usar diferentes personagens em diferentes fases de uma mesma área de combate.

Combate por turnos e qualidade gráfica são a marca de Raid: Shadow Legends (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Summoner's War

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito
  • Tamanho: 3.09 GB (versão 6.3)

A produção da Com2Us é muito parecida com o integrante acima da lista, mas com estilo artístico mais cartunesco. O jogo também é o mais desafiador e exige horas de jogo para se conseguir os personagens mais fortes, mas o fato de não exigir tanta capacidade do celular faz dele uma opção viável para quem deseja um jogo com aspectos de RPG com combate em turno.

Estilo cartunesco é a marca registrada do jogo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Tom Clancy's Elite Squad

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito
  • Tamanho: 0,91 GB aproximadamente (versão 2.3)

Assim como Genshin Impact, este título requer uma capacidade gráfica enorme de seu aparelho, mas em troca entrega um dos jogos mais bonitos visualmente. 

O jogo consiste em recrutando agentes clássicos das principais franquias da marca como "Montagne" de Rainbow Six. Ao coletar caixas bélicas você tem a probabilidade de adquirir novos integrantes que ajudaram a nas batalhas a seguir. 

Posicionamento e estratégia são essenciais para progredir. Para os que gostam de bons jogos de tiro com ênfase em estratégia terão um prato cheio para passar horas nesse título.

Estratégia e personagens clássicos marcam o jogo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

E vocês? Tem algum jogo que utilizam gacha de maneira saudável que não está na lista? Conta pra gente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.