Epic Games pede para que site de APK retire link de Fornite do ar
Por Wagner Wakka | 21 de Agosto de 2018 às 21h30
Depois de muito mistério e um final de semana de exclusividade para o Galaxy Note 9 da Samsung, Fortnite finalmente chegou para plataformas Android. A Epic Games, desenvolvedora e publicadora do título, optou por não colocar o jogo na Google Play, ficando, assim, com todo lucro do game.
Contudo, a utilização de uma plataforma externa já começou a dar problema para a empresa. Isso porque o único site disponível para download do jogo deveria ser o oficial da Epic Games, mas outras plataformas já estão tentando ganhar com o sucesso do título.
Um deles é o APK Mirror, site que disponibilizou APK do jogo para Android. Mesmo que o site funcione apenas como um agregador de APKs, a de Fortnite foi retirada do ar. No site, há o aviso de que a própria Epic Games fez o pedido para que o programa fosse excluído. Pelo comunicado, houve quebra de direitos de propriedade intelectual.
Ainda, outro motivo que pode ter levado à retirada seria que o game ainda está em fase beta, com a empresa possivelmente ficando receosa de permitir o download desta versão em outros sites.
Independente
Na apresentação do Galaxy Note 9, a Epic Games confirmou rumores de que não colocaria seu jogo na plataforma da Google. O motivo seria que a desenvolvedora não teria encontrado um acordo para que a loja ficasse com uma parcela menor das compras dentro do jogo.
Com isso, Fortnite foi lançado oficialmente pelo site da Epic Games, criando problemas para a Google. O primeiro é que ela deixa de faturar com a decisão — e acordo com cálculos da Sensor Tower, são ao menos US$ 50 milhões que a loja deixa de abocanhar.
Outro problema seria exatamente com relação à segurança. Para fazer o download, o usuário precisa liberar o aparelho para aceitar apps não oriundos da loja oficial de apps da Google, e isso abre brecha de segurança para que programas maliciosos infectem smartphones e tablets dos usuários Android.
Sendo o jogo mais popular do momento, o game bateu a marca de US$ 180 milhões no iOS, o que rendeu à Apple um total de US$ 54 milhões somente pela taxa da App Store, que é de 30%. Ainda não há dados similares para o Android.
Fonte: TudoCelular