10 jogos estilo retrô para tablets e smartphones

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

Se você é mais antigo, é bem provável que tenha tido algum contato com a aurora dos jogos eletrônicos aqui no Brasil. Consoles como o Atari 2600 e as máquinas de fliperama foram, por algum tempo, o suprassumo da diversão eletrônica por aqui, mexendo com a emoção de milhares de jogadores.

Com o passar do tempo, os consoles foram evoluindo e apresentado games cada vez mais complexos e avançados. Os jogos antigos, porém, se tornaram verdadeiros clássicos, ganhando releituras e republicações fiéis a tudo o que significaram quando surgiram pela primeira vez.

Os dispositivos móveis são, atualmente, um campo fértil para a proliferação de jogos estilo retrô, com visual 8/16-bits capaz de transportar o jogador para duas ou três décadas atrás. Então, aqui vai uma compilação com 10 excelentes títulos que se encaixam neste perfil.

1. Pacific Wings

Jogos estilo retrô para mobile

River Raid é um dos grandes clássicos da história do Atari, um game no qual você controlava um avião e devia desviar de obstáculos e encher o tanque de combustível para chegar o mais longe possível. Pacific Wings consegue resgatar toda aquela ambientação e revive o espírito do game de um jeito incrível.

O jogo é simples, mas tem um estilo retrô. Aqui, você está no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1942, e deve combater os adversários enquanto leva seu avião o mais longe possível. São várias fases à sua disposição, então aproveite bem as suas vidas para pontuar bastante e quebrar todos os recordes. Pacific Wings está disponível para Android e iOS.

2. Crossy Road

Jogos estilo retrô para mobile

Com um visual retrô moderno, digamos assim, Crossy Road é um jogo que coloca você no comando de uma galinha que precisa ir o mais longe possível. Nesse trajeto, ela deve atravessar ruas e estradas movimentadas e cheias de perigo, bem como riachos e trilhos de trem.

Este game foi laureado com inúmeros prêmios durante o ano passado e faz enorme sucesso em todas as plataformas para as quais possui versão. Conforme seu desempenho, você libera novos personagens e ainda registra seu nome em um ranking geral, com os demais jogadores, e outro individual, apenas com os seus amigos. Crossy Road está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

3. 8 Bit Rally

Jogos estilo retrô para mobile

Quando você pensa em um jogo clássico de corrida, é bem provável que Top Gear seja um dos primeiros a vir à sua mente. Então, que tal reviver a emoção de um dos principais jogos de corrida da história agora em seu tablet ou smartphone? Isso é possível por meio de 8 Bit Rally.

O jogo revive o visual de Top Gear e leva você por 40 circuitos diferentes ao longo de seis continentes. As mais variadas paisagens servirão de plano de fundo para você comprovar a sua habilidade diante do volante. Além disso, será possível atualizar seu veículo, tornando-o cada vez mais potente. 8 Bit Rally está disponível apenas para iOS.

4. PAC-MAN +Tournaments

Jogos estilo retrô para mobile

Um dos personagens mais icônicos de todos os tempos, Pac-Man também surgiu para o mundo no alvorecer dos jogos eletrônicos. Em PAC-MAN + Tournaments, o comilão mais famoso de todos os tempos volta para celebrar seus 35 anos de vida em grande estilo, com um jogo que mistura o clássico e o moderno.

Aqui, você pode optar pelo tradicional modo de jogo arcade ou então se aventurar nos novíssimos labirintos infinitos. Estão disponíveis neste game uma série de torneios com mais de 100 bônus para você encontrar, além de um grande placar para você comparar seu desempenho com o dos demais jogadores. PAC-MAN +Tournaments está disponível apenas para Android.

5. Ascent of Kings

Jogos estilo retrô para mobile

Um game de plataforma com estilo 8-bits e visual bastante parecido com os dos primeiros jogos de Super Mario e sua turma, Ascent of Kings leva você para um mundo repleto de novas criaturas. Em sua jornada, você vai cruzar com seres mais ou menos perigosos, mas todos com características bem peculiares.

Então, você deve superar todos os obstáculos e armadilhas espalhados pelo cenário, encontrar os itens especiais que estão escondidos por este mundo mágico e, com isso, receber novas habilidades. Aos poucos, seu personagem se torna mais forte e preparado para enfrentar este mundo cheio de aventuras. Ascent of Kings está disponível para Android, iOS e Windows Phone — a versão para WP não está disponível na loja brasileira.

6. AlterEgo: DreamWalker

Jogos estilo retrô para mobile

Mais um estilo 8-bits para você se deliciar como se voltasse ao passado. AlterEgo: DreamWalker tem uma pegada onírica, como se você estivesse em um sonho, e leva você para diversos níveis de jogatina. Aqui, seu objetivo é superar monstros e obstáculos, além de capturar os pixels saltitantes.

E, ao longo de todos esses desafios, você é acompanhado por um alter ego — ou por um gêmeo fantasma, fica a seu critério decidir. Ele reflete seus movimentos ao longo do cenário, o que pode ser bastante útil para a jogatina. Fique atento a todos os detalhes e prove que você consegue se sair vencedor por aqui. AlterEgo: DreamWalker está disponível para Android e Windows Phone.

7. Rico – A Tale Of Two Brothers

Jogos estilo retrô para mobile

Mais uma homenagem aos clássicos jogos de plataforma, Rico – A Tale Of Two Brothers leva você por um mundo repleto de caminhos e de aventuras. Aqui, você deve evitar os obstáculos, fugir das minas terrestres e coletar os itens especiais enquanto tenta sobreviver e chegar ao final da fase.

São, ao todo, 32 fases diferentes espalhadas por quatro mundos diferentes, ou seja, você vai encontrar ambientes variados enquanto tenta cumprir os seus deveres. Além disso, o jogo está repleto de chefões desafiadores e oferece quatro níveis distintos de dificuldade. Rico – A Tale Of Two Brothers está disponível apenas para Android.

8. Punch Quest

Jogos estilo retrô para mobile

Um jogo de luta estilo arcade repleto de possibilidades para você enfrentar vilões e chefões, Punch Quest é uma coleção de aventuras. Aos poucos, você desbloqueia novas habilidades e ações especiais, os chamados super movimentos. Além disso, é possível personalizar seu personagem e torná-lo único.

Se isso ainda não for o suficiente, tem mais: dê socos em um ovo para ser transformado em um gnomo mágico e, se desejar, cavalgue um dinossauro que dispara raios laser da boca para derrotar os inimigos. Suporte a combinação de golpes e missões exclusivas completam a experiência de jogo por aqui. Punch Quest está disponível para Android e iOS.

9. Space Invaders

Jogos estilo retrô para mobile

Se o tema é jogos clássicos, logicamente que Space Invaders não poderia ficar de fora. O game tem uma versão oficial para mobile, trazendo novamente o visual que consagrou a franquia como uma das mais populares e bem-sucedidas dos consoles antigos e também dos arcades.

Aqui, você tem quatro tipos de telas diferentes, com cada uma delas servindo como um tema visual distinto para o jogador. Além disso, materiais raros da fase de desenvolvimento do jogo original também aparecem como bônus dentro deste game. Space Invaders está disponível apenas para iOS.

10. Atari's Greatest Hits

Jogos estilo retrô para mobile

E se os grandes sucessos do Atari pudessem retornar ao seu dispositivo portátil? Essa é a proposta de Atari's Greatest Hits, uma compilação oficial da Atari que oferece um jogo gratuito — Missile Command — e tem mais uma centena de games à venda diretamente do próprio game.

São 25 pacotes individuais com quatro jogos cada um por apenas US$ 0,99 cada — ou, se preferir, você pode liberar todos os 100 jogos pagando US$ 9,99 de uma só vez. Depois disso, é só baixar tudo e aproveitar esse verdadeiro túnel do tempo da jogatina direto na palma da sua mão. Atari's Greatest Hits está disponível para Android e iOS.

Nossa lista de jogos estilo retrô acabou, mas você pode aumentá-la. Caso tenha se lembrado de algum título que poderia estar aqui, deixe sua dica registrada aqui embaixo, na caixa de comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.