Saiba como baixar o beta público do iOS 10

Por Akira Suzuki

A Apple liberou a versão beta pública do iOS 10, a próxima edição do sistema operacional que equipa o iPhone, o iPod Touch e o iPad. Se você adora novidades, o Canaltech mostra como se faz para baixar o programa.

Lembre-se que se trata de um beta, ou seja, uma versão ainda em testes, que pode ter toda a sorte de erros de programação, desempenho abaixo do normal e outros percalços. Por outro lado, é possível vislumbrar o futuro dos dispositivos da Apple. As novidades podem ser conferidas nessa matéria.

Instalar um sistema operacional instável assim requer alguns cuidados. A primeira é fazer uma cópia de segurança de seu dispositivo. O site da Apple ensina como fazer:

1. Verifique se você instalou a versão mais recente do iTunes (dentro do aplicativo, selecione Ajuda > Buscar Atualizações),

2. Conecte o dispositivo ao computador e abra o iTunes.

3. Se você quiser salvar dados de Saúde e Atividade do dispositivo iOS ou Apple Watch, precisará criptografar o backup: marque a caixa Criptografar backup [dispositivo] e crie uma senha que consiga lembrar posteriormente. Anote-a e guarde-a em um lugar seguro, porque não é possível recuperar backups do iTunes sem essa senha. Caso não queira salvar dados de Saúde e Atividade, é possível criar um backup sem criptografia. É só clicar em Fazer Backup Agora.

Backup do iPhone e iPad pelo iTunes

4. Aguarde a conclusão do backup. Em seguida acesse iTunes > Preferências > Dispositivos em seu computador.

5. Clique com botão direito (ou clique com o Control pressionado no caso dos Macs) no backup que você acabou de fazer. E selecione Arquivar para salvá-lo. Se decidir retornar para a versão atual do iOS, será necessário usar esse backup arquivado.

Backup do iPhone e iPad pelo iTunes

6. Agora você pode instalar o iOS beta.

Para participar do beta

1. Acesse essa página e insira suas credenciais Apple (o mesmo que você usa nos dispositivos). Na página escolha entre testar a nova versão do macOS ou do iOS.

2. Agora, acesse essa página para baixar o perfil de configuração no dispositivo. Com isso, ele estará pronto para receber o iOS 10.

iOS 10 no iPhone

3. Aparelhos com iOS 8.1.3 ou mais recente receberão automaticamente o beta público mais recente. Entre em Ajustes, siga para a aba Geral e escolha Atualização de Software. Pronto" Agora é só esperar e testar a novidade.

iOS 10 no iPhone

Como voltar para o iOS antigo

1. Verifique se você instalou a versão mais recente do iTunes.

2. Coloque o dispositivo em modo de recuperação e restaure-o. Se você tiver ativado o Buscar iPhone, insira o ID Apple e a senha depois da restauração para ativar o dispositivo.

Backup do iPhone e iPad pelo iTunes

3. Se não for possível concluir a restauração, obtenha ajuda.

4. Depois de concluir a restauração, é possível configurar o dispositivo a partir do backup arquivado. Esse backup deve ser de uma versão anterior do iOS.

O iOS 10 está previsto para chegar até o final do ano.

Com informações da Apple.