Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recurso de remover plano de fundo do iOS 16 é usado com muita criatividade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2022 às 16h37

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

O iOS 16 apresentou grandes recursos novos, mas também trouxe pequenas e úteis funcionalidades para o dia. Um exemplo é a ferramenta de remoção de plano de fundo, que possibilita recortar fotos rapidamente com apenas um toque na tela.

Para usar, é só abrir a imagem desejada e pressionar sobre o objeto a ser extraído da imagem. O iOS então fará o recorte da área selecionada e permitirá que o usuário compartilhe ou copie como uma imagem transparente ou com fundo branco.

Continua após a publicidade

Essa automatização ocorre graças à tecnologia Core ML da Apple, uma inteligência artificial capaz de identificar o contorno de objetos e fazer um recorte bastante preciso. É claro que a automatização deixa passar alguns detalhes, como fios de cabelo ou pequenos pedaços do mundo, mas é muito mais simples retirar esses defeitos do que fazer um recorde manual.

O recurso de remoção de plano de fundo só pega objetos na área de foco da foto, portanto é impossível separar algo borrado ou que esteja no fundo da imagem. É provável que o algoritmo, baseado em aprendizado de máquina, seja aprimorado conforme o uso das pessoas para ser cada vez mais preciso.

Usos criativos para a remoção de plano de fundo

Alguns usuários estão usando a ferramenta de modo bem criativo. O @macaulay_flower, no TikTok, remove o plano de fundo todos os dias para mostrar seus looks e cataloga tudo com ajuda do aplicativo Notes. Assim, ele pode acompanhar se está repetindo roupa demais ou analisar como andam as combinações.

Continua após a publicidade

Um ex-funcionário da Apple chamado Matthew Cassinelli até automatizou o processo feito por @macaulay_flower, graças a um atalho da Siri, e compartilhou o resultado no Twitter. A opção "Outfit of the Day" (Roupa do dia, em tradução livre) permite que você também faça o recorte e armazenamento das suas roupas diariamente.

Outros usuários usam a novidade para criar verdadeiras "obras de arte", fazendo colagens de animais, montagens com comidas e até reeditando memes. Este é um ótimo exemplo de como uma tecnologia pode ter diferentes aplicações, desde que haja criatividade no seu uso.

Seria bacana se os desenvolvedores do iOS colocassem algumas dessas ideias em prática como algo nativo do iPhone. Quem sabe a Apple não observa esses usos criativos e pensa em novidades para otimizar a ferramenta no iOS 17. Confira mais alguns usos criativos do removedor de background do iPhone:

Continua após a publicidade
If you're looking to kill your entire day, I strongly recommend upgrading to iOS 16 and using it's new background removal feature in conjunction with Canva's new text-to-image featureLots of fun putting fake backgrounds behind your friends and loved ones! https://t.co/iBQhxsvf26 pic.twitter.com/unEPbnKAeD — Eric Rachlin (@eerac) September 16, 2022