Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

9 pegadinhas curiosas feitas com o AirDrop da Apple

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Julho de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

Recursos como o AirDrop são úteis no dia a dia, mas também podem ser usados para brincar com outras pessoas. Pegadinhas criativas já foram feitas graças ao suporte desta tecnologia da Apple. Em outros casos, o envio foi feito de forma inconsequente para causar transtornos em serviços.

O AirDrop é uma ferramenta criada para permitir o compartilhamento de arquivos via Wi-Fi de modo simplificado. O recurso foi introduzido no Mac OS X 10.7 Lion e no iOS 7, com o diferencial de possibilitar a transferência de fotos, vídeos e documentos entre Macs, iPhones e iPads.

Mais do que arquivos, o serviço permite enviar localização, textos e imagens para trollar as pessoas, interagir com desconhecido ou criar memes divertidos. Há também o uso negativo para envio de fotos indesejadas, assustar pessoas ou fazer brincadeiras nada engraçadas.

Continua após a publicidade

Confira a seleção com as 9 pegadinhas mais bizarras feitas com o AirDrop da Apple:

9. Quando alguém acha você parecido com algum personagem

Tommy Boyd estava entendiado e com preguiça de estudar para as provas na faculdade. Quando pegou o celular, se deparou com a mensagem no AirDrop de algum engraçadinho que achou um personagem parecido com ele.

Continua após a publicidade

Boyd ficou tentando fazer contato visual para encontrar quem mandou a mensagem, mas aparentemente não conseguiu saber. Bom, essa é a vantagem da ferramenta da Apple: você não precisa de número de telefone nem de colocar seu nome, então poderia ser qualquer pessoa.

Se você se parece com algum personagem da cultura pop, a dica é desabilitar o AirDrop, caso contrário algum engraçadinho pode tirar uma com você.

8. Brincadeira sem graça em avião

Continua após a publicidade

Nem todas as brincadeiras com o AirDrop são inocentes ou divertidas. Na verdade, há muitos usos totalmente inapropriados em aviões e transporte público no geral, deixando centenas de pessoas em pânico por uma brincadeira estúpida. Foi este o caso aqui, quando um menino de 10 anos criou momentos tensos a bordo de um voo da Alaska Airlines que ia de Seattle para Orlando. O avião tinha acabado de pousar quando a criança enviou uma ameaça para um dos passageiros do avião pelo iPhone.

A polícia cercou a aeronave munida de metralhadoras pesadas e decidiu entrar para tentar conter os criminosos que haviam "sequestrado o voo". Quando soube do ocorrido, a mãe do garoto se levantou chorando e saiu com a família. Uma brincadeira nada engraçada que poderia ter causado uma tragédia.

Em uma outra situação, um usuário começou a enviar fotos de acidentes aéreos para passageirosde modo aleatório. É claro que isso deixou muita gente desconfortável e a polícia foi chamada para retirar o homem responsável pela "gracinha" da aeronave.

7. Promoção de open bar em voo

Continua após a publicidade

Assim como o anterior, esta foi uma baita mentira ocorrida em um avião, mas o resultado foi engraçado. Lucas Monteiro mandou uma imagem falsa para passageiros pedindo que falassem alto o nome da companhia aérea para receber bebidas grátis.

A mensagem dizia: “Esse voo da Latam é o primeiro no sistema open bar. Durante todo o voo serviremos cerveja [nacional ou importada], vinho, vodca e gim, além do nosso tradicional serviço de bordo com refrigerante e água. Caso você queira alguma dessas opções, basta falar em voz alta Latam”.

Todo mundo que estava com o AirDrop ativado recebeu a imagem e o brincalhão registrou o momento em um vídeo muito divertido. As pessoas começaram a gritar o nome da companhia aérea sem motivo algum aparente, o que causou muita estranheza nos comissários de bordo. O vídeo do momento viralizou no TikTok e já tem mais de 4 milhões de visualizações.

Continua após a publicidade

6. Quando estiver em um show, feche o AirDrop

Uma das práticas mais comuns em metrôs e ônibus fora do Brasil é o envio de fotos aleatórias para pessoas pelo AirDrop. Na verdade, isso praticamente virou uma regra nos Estados Unidos: se tiver um grupo de adolescentes próximos, é certeza que estão mandando fotos para desconhecidos.

A artista Signe Pierce fez um relato no seu perfil do Twitter. Ela diz que foi exposta ao "fenômeno" das fotos aleatórias enquanto esperava o início de uma festividade. Ela estava na plateia do show de Charli XCX, deixou o AirDrop ativado e o resultado foi uma hora inteira de mídias recebidas.

Continua após a publicidade

Memes, fotos bizarras, montagens ou imagens aleatórias do Google Imagens: vale tudo na hora de trollar os outros pelo sistema de envio de Apple. Se você tem pouco espaço disponível no seu iPhone, a recomendação é desligar o recurso em locais públicos ou você pode ser a "próxima vítima" dos brincalhões.

5. Pornô é o novo "gemidão do zap"

Quem tinha o WhatsApp instalado na década passada no Brasil certamente já recebeu o famoso "gemidão do Zap". A brincadeira se tornou popular quando o mensageiro passou a aceitar áudios e até hoje ainda tem gente que cai na pegadinha quando está com o som do celular ativado.

Continua após a publicidade

O AirDrop também permite esse tipo de "brincadeira" voltada para o compartilhamento de imagens pornográficas. O objetivo é mandar uma foto constrangedora e ver a reação de quem abre, principalmente quando se está em situações sociais como em reuniões de trabalho, no ônibus ou na escola/faculdade.

O problema é a distribuição ser feita de forma aleatória para qualquer pessoa: homens e mulheres casados, idosos, pessoas com saúde fragilizada e até para crianças (afinal, até elas têm iPhone hoje em dia). Na maioria dos relatos, foram adolescentes quem fizeram o envio, mas isso também poderia ser usado por pedófilos ou abusadores sexuais.

Este é o tipo de coisa delicada que precisa ser evitada, porque nunca se sabe a consequência do ato. Vale lembrar que o envio de imagens sexuais sem o consentimento da outra pessoa configura crime de importunação sexual, com pena de um a cinco anos de prisão, podendo ser agravada se o agressor tiver relação afetiva com a vítima.

4. Disney "AirDrop" World

Continua após a publicidade

Se você pretende visitar a Disney World Resort (ou qualquer outro parque da empresa pelo mundo), saiba que o local é um território fértil para os brincalhões do Airdrop. Em um local tão cheio de gente o ano inteiro, é natural que as pessoas usem a ferramenta para tirar sarro ou até com finalidades verdadeiras.

Dá para começar com essa imagem do Mickey com uma cara nada boa. Estaria o ratinho com segundas intenções, bebeu todas ou fez o uso de substâncias entorpecentes? Nunca se saberá a resposta, mas um usuário já recebeu essa imagem enquanto curtia os brinquedos.

Em outro caso, um pai aproveitou a perda do filho para usar uma foto de um peixe-palhaço, referência ao protagonista de Procurando Nemo. Em vez de se desesperar, ele apenas saiu enviando a imagem para todos os celulares da Apple nas redondezas. O único problema foi o esquecimento do nome do filho, logo ninguém poderia ajudá-lo caso encontrassem a criança perdida.

Continua após a publicidade

Em uma terceira imagem, uma pessoa diz ter recebido um conteúdo que mais parece um boneco falsificado comprado em um camelô. O Shrek (que é da Dreamworks e não da Disney) vestido como um Akatsuki (Naruto) com um sorriso meio assustador. Dica: quando for visitar o Magic Kingdom deixe o Airdroip fechado, por favor!

3. Desafios de desconhecidos

Com a popularidade do TikTok, uma nova modalidade de pranks surgiu: os desafios malucos com desconhecidos. A rede social de vídeos curtos está lotada de conteúdos assim, sendo que muitos usam o chamado "airdropping" para funcionar.

Continua após a publicidade

A brincadeira envolve mandar uma imagem com alguma promessa, como dar US$ 150 em dinheiro para quem jogar o telefone da amiga no chão ou prometer US$ 1000 para ganhar um beijo de uma garota. Boa parte desses vídeos são fakes (ainda bem!) e tentam apenas ganhar curtidas com situações inusitadas, mas outras são reais.

Porém, há muitas brincadeiras que tentam assustar pessoas com imagens de freiras (pessoas fantasiadas escondidas atrás de árvores), fotos como se fossem stalkers ou que desafiam pessoas a fazer algo arriscado. É preciso ter muita cautela com esse tipo de coisa, porque nunca se sabe qual será a reação de quem está do outro lado.

Se o desafio for positivo — como ajudar uma senhora a carregar compras ou salvar um gatinho de cima de uma mesa— ou bobo — como ficar atrás de alguém e tirar foto — tudo bem. Se for algo que envolva destruição de patrimônio, coisas que possam levá-lo para a prisão ou atitudes que possam deixar alguma outra pessoa infeliz, então basta negar o recebimento e continuar a vida.

2. Feitiço contra o feiticeiro: Airdrop contra a Apple

Desenvolvedores costumam dizer que aplicativos, jogos e ferramentas deixam de ser seus quando são lançados, afinal nunca se sabe como o público vai utilizá-los. Um revendedor da Apple sabe disso, tanto que decidiu usar o AirDrop contra a criadora para impulsionar seus negócios.

A Back Market criou uma campanha publicitária que usa a ferramenta para promover sua loja aos clientes. A campanha publicitária ousada ocorreu em frente a uma das lojas oficiais da Apple e consistiu no envio de um vídeo para donos de iPhone nos arredores, bem como nos aparelhos do mostruário.

Um bot de disparo foi criado para enviar automaticamente o conteúdo para clientes que entrassem na Apple Store com a intenção de comprar um iPhone novo. O vídeo incentivava a pessoa a adquirir um modelo recondicionado na Back Market — a loja é especializada em consertar e revender aparelhos usados.

A ação contou com a autorização e o apoio da Apple, logo não houve problemas jurídicos nem outros estresses. A ideia foi uma estratégia genial de marketing para impulsionar as duas marcas e teve uma grande repercussão nos locais onde ocorreu.

1. Uso do bem em aviões

Já foi mencionada a terrível brincadeira com ameaças a um voo, mas aqui vai um exemplo mais positivo. Muita gente usa o Airdrop para mandar boas vibrações para os passageiros antes da decolagem do avião.

A prática se espalhou pelo mundo e até no Brasil é bastante comum receber uma imagem com positividade para encarar um trajeto cansativo. Em geral, as pessoas usam memes ou fotografam o próprio polegar com a mensagem de boa viagem associada.

Há relatos de gente que papeou, jogou online com desconhecidos, trocou fotos e até virou amigo graças à ferramenta. Tinder? Que nada! Se você quer conhecer gente nova em chatíssimos voos, a dica é deixar o AirDrop ligado e se deixar levar pelas descontraídas brincadeiras.

Veja alguns exemplos:

mandei por airdrop no avião / me mandaram pic.twitter.com/kUGYZuGpna — Foganoli (@foganoli) June 17, 2022