O que é Assistência Wi-Fi do iPhone e por que você deve desativar

O que é Assistência Wi-Fi do iPhone e por que você deve desativar

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 03 de Agosto de 2021 às 20h50
Imagem: CardMapr.nl/Unsplash

Você já se surpreendeu com um consumo inexplicável da sua franquia de internet no iPhone? É possível que a função Assistência Wi-Fi seja a responsável por isso. Presente desde o iOS 9 e ativada por padrão, essa funcionalidade utiliza os dados móveis automaticamente quando a conexão Wi-Fi apresenta sinal enfraquecido ou ausente.

Embora seja uma ótima função para otimizar o uso do smartphone e mantê-lo sempre conectado à internet, sem precisar alternar manualmente, a forma silenciosa como ela age pode fazer com que sua franquia de dados seja consumida sem você perceber. Por exemplo, caso queira ouvir uma música no Apple Music e demore a iniciar pela conexão ruim, a Assistência Wi-Fi utilizará seus dados móveis para reproduzi-lo. Isso vale para a maioria dos apps nativos e baixados na App Store.

O que é Assistência Wi-Fi

Vale lembrar que o iPhone permanecerá conectado à rede Wi-Fi mesmo que o sistema esteja utilizando os dados móveis pela Assistência Wi-Fi para reproduzir conteúdo. No entanto, não são em todos os momentos em que ela funciona. Confira abaixo as limitações para alguns tipos de uso específicos:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  • A Assistência Wi-Fi não entrará automaticamente para consumir dados móveis se o iPhone estiver usando roaming de dados.
  • A Assistência Wi-Fi funciona apenas quando houver aplicativos sendo executados em primeiro plano, não realizando download de conteúdo em segundo plano.
  • A Assistência Wi-Fi não é ativada com apps de terceiros que fazem streaming de áudio, vídeo ou baixam anexos de e-mail ou similares com grandes quantidades de dados.

Em todo caso, fique atento ao ícone dos dados celulares exibida na barra de status do aparelho, ela indica que a funcionalidade está ativada e consumindo os seus dados móveis.

Caso você não queira utilizar a Assistência Wi-Fi, pode desativá-la facilmente no iPhone. Abaixo, confira nosso tutorial com poucos passos para você garantir não ser pego de surpresa pela função da Apple.

Como desligar o Assistência Wi-Fi

Passo 1: abra o aplicativo Ajustes. Em seguida, toque em "Celular".

Entre na seção de "Celular" nos ajustes do iOS - Captura de tela: Thiago Furuqim (Canaltech)

Passo 2: role a tela para baixo e desative a opção "Assistência Wi-Fi".

Desative a opção "Assistência Wi-Fi" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Viu como é fácil? Você também pode seguir o mesmo método caso tenha um modelo de iPad Wi-Fi + Cellular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.