iOS13 deve trazer modo escuro, atualizações do Safari e função multitarefa

Por Felipe Ribeiro | 15 de Abril de 2019 às 15h54
Wired
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

A Apple deve apresentar o iOS 13, a próxima grande versão do sistema operacional para iPhone e iPad, em sua WWDC (Worldwide Worldwide Developers Conference), que começa no dia 3 de junho. Alguns desenvolvedores deram detalhes ao pessoal do 9to5Mac e trouxemos um compliado para vocês.

As novidades incluem a inclusão do tão pedido modo escuro, funções multitarefa, melhorias no Safari e na Siri e um novo HUD de volume.

Modo escuro e multitarefa

Primeiro, o tão esperado Modo Escuro está finalmente chegando ao iPhone e iPad com o iOS 13. Ele poderá ser ativado em Ajustes, incluindo uma versão de alto contraste, semelhante ao que já está disponível no macOS. Falando em MacOS, os aplicativos para iPad que rodam no Mac usando o Marzipan vão finalmente aproveitar o suporte ao Modo Escuro em ambos os sistemas.

Existem muitas alterações no iPad com o iOS 13, incluindo a capacidade de os aplicativos terem várias janelas. Cada janela também poderá ter abas que são inicialmente anexadas a uma parte da tela, mas podem ser separadas com um gesto de arrastar, tornando-se um bloco que pode ser movido livremente.

Essas janelas também poderão ser empilhadas umas sobre as outras e usar um efeito de profundidade para indicar quais estão na parte superior e quais estão na parte inferior. Para fechá-las, basta descartá-las (como se faz com as abas do Safari, por exemplo).

Melhorias no Safari, gerenciamento de fontes e "desfazer"

Outra coisa que muitos usuários de iOS reclamam é a falta de um sistema padrão de desfazer, que no iPhone e no iPad atualmente requer agitação física do dispositivo. Com o iOS 13, a Apple está introduzindo um novo gesto de desfazer padrão para entrada de texto no iPad. O gesto começa com um toque de três dedos na área do teclado, deslizando para a esquerda e direita permite ao usuário desfazer e refazer ações de forma interativa. Haverá um tutorial na primeira vez que o teclado for aberto para ensinar os usuários a usar o novo recurso.

O Safari no iOS 13 para o iPad solicitará automaticamente uma versão desktop dos sites quando necessário, evitando um problema comum em que os sites renderizarão sua versão do iPhone mesmo quando executados em um iPad com uma tela grande. O exemplo mais latente é o YouTube.

O gerenciamento de fontes está recebendo uma grande atualização no iOS 13. Não será mais necessário instalar um perfil para obter novas fontes no sistema. Em vez disso, haverá um novo painel de gerenciamento de fontes nos Ajustes. Um novo componente selecionador de fontes padrão estará disponível para desenvolvedores e o sistema notificará o usuário quando ele abrir um documento que tenha fontes ausentes.

Mail mais inteligente e melhorias de produtividade

O aplicativo Mail está ficando mais inteligente. Com a atualização, aplicativo poderá organizar mensagens em categorias como marketing, compras, viagens, "não importante". Os usuários também poderão adicionar mensagens a uma fila de "leitura posterior" semelhante a aplicativos de e-mail de terceiros.

O foco na produtividade no iOS continua com a inclusão de novos gestos para permitir a seleção de vários itens em visualizações de tabela, que compõem a maioria das interfaces de usuário encontradas em aplicativos que listam grandes quantidades de dados. Os usuários poderão arrastar com vários dedos em uma lista ou coleção de itens para desenhar uma seleção, semelhante a clicar e arrastar no Finder no Mac.

Haverá também a capacidade de os desenvolvedores usarem um estilo de barra de status diferente (claro ou escuro) para cada lado de uma visão dividida (aplicativos lado a lado), o que deve evitar problemas que atualmente acontecem em alguns aplicativos onde a barra de status não terá contraste com o plano de fundo em um lado da vista dividida.

Novo HUD de volume e outras alterações

Outros recursos para o iOS 13 incluem atualizações no aplicativo Reminders — que também chegará ao Mac —, um novo HUD de volume (bem melhor que o atual), melhorias na Siri e melhor suporte multilíngue para teclados.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.