iOS 9: Siri deve ganhar destaque na nova versão do sistema operacional

Por Redação | 06 de Maio de 2015 às 17h57
photo_camera Foto: Reprodução

Como já era de se esperar, a Apple anunciou que deve lançar o iOS 9 na WorldWide Developers Conference, que acontece a partir do dia 8 de junho. Segundo informações fornecidas por fontes não identificadas na última terça-feira (5), a Siri, assistente pessoal de voz do sistema operacional, deve ganhar uma nova roupagem, parecida com a versão do Apple Watch, sendo bem diferente do que os usuários estão acostumados.

A Siri do iPhone e do iPad possui um design simples, em preto e branco. Já a versão para o relógio inteligente é bastante colorida. A princípio, esta é a primeira mudança anunciada para a Siri, mas a Apple deve apresentar algumas melhorias para o aplicativo ainda neste ano. O lançamento do app nativo da companhia da Maçã aconteceu em 2011, no iPhone 4S, e desde então ele vem sendo aprimorado.

A Siri tem como concorrente o Google Now, que está disponível não só para o Android, mas também para o iOS. O analista da Piper Jaffray, Gene Munster, realizou testes no ano passado que mostraram que o app do Google é mais preciso do que o da Apple. Por essas e outras, a Maçã resolveu correr contra o tempo e mostrar que tem potencial para criar uma excelente assistente para os usuários.

Outra forte concorrente, que ainda está por vir, é a Cortana, presente no Windows 10 para dispositivos móveis e PC's. Existe ainda a possibilidade da assistente pessoal da Microsoft estar disponível para iOS — e nesse caso, a Apple teria muito mais com o que se preocupar.

Ainda segundo as fontes anônimas, o foco do iOS 9 deve ser na correção de bugs, além de melhorias no desempenho e na estabilidade, em vez de acrescentar novos recursos propriamente ditos. O iOS 8 apresentou alguns problemas na sua primeira versão, obrigando a Apple a lançar novas atualizações posteriores. No início deste mês, o iOS 8.3 surgiu com novas funcionalidades e diversas correções. Ainda antes do 9, uma versão 8.4 deve surgir para finalizar o processo de correção de bugs.

Fonte: Cnet

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.