Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 13 deve permitir suporte da Siri ao Spotify e esfriar disputa entre empresas

Por| 06 de Junho de 2019 às 18h07

Link copiado!

Reprodução / SlashGear
Reprodução / SlashGear

O iOS 13 pode aliviar as tensões entre Spotify e Apple. Isso porque o novo sistema operacional vai permitir que a Siri acione músicas a partir de aplicativos de música e podcast de terceiros. Desta forma, usuários poderão começar a solicitar que a assistente virtual toque músicas pelo Spotify.

A novidade seria habilitada pela estrutura SiriKit, mas ainda não há garantias de que a funcionalidade vai ser disponibilizada pela Apple na versão final do iOS 13.

A disputa entre Spotify e Apple começou em março deste ano, quando o streaming de música denunciou a gigante de Cupertino por práticas desleais na App Store. O Spotify acusa a Apple de favorecer seu próprio aplicativo de música na loja virtual ao estabelecer altas taxas sobre assinaturas em aplicativos – o "imposto da Apple" cobra 30% do valor pago pelos usuários no primeiro ano, e 15% nos demais.

Continua após a publicidade

“Se pagarmos essa taxa, isso nos forçaria a aumentar o preço de nossa assinatura premium bem acima do preço do Apple Music. E, para manter nosso preço competitivo para nossos clientes, isso não é algo que podemos fazer”, escreveu o CEO do Spotify, Daniel Ek, na época.

Outra reclamação do Spotify é que a Apple não permitiu a integração da Siri e do alto-falante Homepod ao seu aplicativo. Mesmo assim, argumenta o Spotify, o Apple Music podia ser controlado usando os comandos de voz da Siri, tornando o serviço da concorrente mais atraente para os usuários da Apple.

Atualmente, o caso antitruste está sendo investigado pela Comissão Europeia. No início do ano, a senadora e candidata democrata à Presidência, Elizabeth Warren, chegou a incluir a Apple em uma lista de empresas de tecnologia que deveriam ser desmembradas. No caso da Apple, ela apoia que a App Store permaneça separada da empresa. "Eles devem administram um ou outro. A Apple não consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo", disse ela.

Mesmo com a estrutura SiriKit, a integração da Siri depende dos desenvolvedores de aplicativos. Portanto, é responsabilidade das empresas integrar a assistente virtual aos seus aplicativos. Aparentemente, o SiriKit vai estar disponível para iPhones e iPads e dará a Siri o controle para reproduzir aplicativos de música, podcast, audiobook e rádio no iOS 13.

Continua após a publicidade

O novo sistema operacional deve demorar um pouco para chegar ao público. A versão beta do iOS será liberada no final de junho e espera-se que a Apple o lance oficialmente em setembro, quando também apresenta seus novos iPhones.

Fonte: SlashGear