IA da Apple passa a ocupar mais espaço do iPhone para funcionar
Por André Lourenti Magalhães |

O pacote de recursos de IA do Apple Intelligence vai ocupar mais espaço da memória no iPhone e nos outros dispositivos compatíveis: a Apple atualizou a página de suporte do serviço e informa que a instalação agora ocupa 7 GB da franquia de armazenamento. Antes da mudança, o tamanho era de 4 GB.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Apple Intelligence | Como corrigir texto com IA da Apple no iPhone
- Apple Intelligence | Como usar a IA da Apple para gravar chamadas no iPhone
O salto chama a atenção por ocupar quase o dobro da versão antecessor, mas acontece porque o serviço da Apple ganhou mais ferramentas. A atualização iOS 18.1 introduziu o Apple Intelligence com um conjunto “básico” de funções, como redigir textos e transcrever chamadas. O sucessor iOS 18.2 ampliou as opções disponíveis com a chegada da integração ao ChatGPT e do gerador de imagens do Image Playground.
Consequentemente, o serviço ocupa mais espaço no aparelho com a chegada de mais funções. O processamento das tarefas de IA do Apple Intelligence ocorre no próprio aparelho para reforçar a privacidade, pois a estrutura evita que servidores externos tenham acesso aos dados dos usuários.
Vale reforçar que o espaço consumido é o mesmo nos dispositivos compatíveis com o serviço de IA no iPadOS e no macOS.
Desafio para gerenciar o armazenamento
A mudança no tamanho pode ser um fator de atenção para quem possui iPhones com 128 GB de armazenamento — o usuário teria que assinar espaço extra na nuvem com o iCloud+ ou deletar arquivos antigos da memória para evitar problemas com o espaço. Mais recursos de IA ainda chegarão em atualizações futuras, como é o caso da nova versão reforçada da Siri, então a tendência é de que as novidades ocupem uma parcela ainda maior.
Atualmente, somente o iPhone 15 Pro, o iPhone 16 e o iPhone 16 Pro são modelos compatíveis com o Apple Intelligence que contam com uma versão de 128 GB.
Como usar o Apple Intelligence no Brasil
O conjunto de IA da Apple ainda não tem versão em português (a previsão é de que chegue neste ano), mas quem possui um dispositivo compatível pode mudar o idioma e a região do aparelho para testar os recursos — confira o passo a passo.
Leia também:
- Os 10 melhores aplicativos para iPhone de 2024
- O iPhone 16 será o novo iPhone 11? 7 motivos para acreditar nisso
- Como surgiu o hábito de deixar a tela do iPhone virada para baixo?
VÍDEO: Comparativo iPhone 6 e iPhone 16: o que mudou em 10 anos?