iOS supera Android e volta a liderar vendas no mercado americano

Por Redação | 04.02.2015 às 14:24
photo_camera CANALTECH

Dois anos após perder a liderança de vendas no mercado dos Estados Unidos para o Android, o iOS da Apple recuperou o primeiro lugar durante a última temporada de férias do hemisfério norte. Os números divulgados hoje (04) pela Kanter Worldpanel ComTech mostram o sucesso e influência que as vendas dos iPhones 6 e 6 Plus tiveram no mercado. Atualmente os iPhones representam 47,7% de todos os smartphones vendidos em dezembro de 2014 nos EUA. Isso representa 0,1% acima do principal concorrente, o Android do Google, com 47,6%.

É apenas uma ligeira vantagem, mas muito significativa para a Apple, considerando que há dois anos a empresa estava fadada a se estabelecer no segundo lugar entre os smartphones mais vendidos. Há um ano, o Android tinha 50,6% do mercado americano, enquanto o iOS apresentava uma fatia de 43,9%.

Certamente o lançamento do maior iPhone já visto (iPhone 6 e iPhone 6 Plus) resgatou o sistema iOS para a liderança do mercado mais importante do mundo.

"Enquanto o sucesso dos iPhones 6 e 6 Plus é sem precedentes, o desempenho deste trimestre também aponta para um cenário onde a Apple tem uma carteira mais forte do que nunca", afirmou Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kanter Worldpanel ComTech. "Com uma gama de dispositivos disponíveis com diferentes preços, a Apple foi capaz de tirar proveito de uma oferta mais fraca do Android na categoria premium no mercado."

Certamente, Milanesi se referiu aos problemas da Samsung, ao dizer sobre a "oferta mais fraca do Android". Como já divulgado, a Samsung está enfrentando problemas de vendas de seu principal smartphone, o Galaxy S5. Tanto é que o smartphone da sul-coreana está na segunda posição entre os mais vendidos no mercado americano, perdendo para o iPhone 6. Após um ano de queda nas vendas, a Samsung se prepara para lançar o Galaxy S6 possivelmente na Mobile World Congress, que ocorrerá em Barcelona. São esperadas inovações por parte da empresa em seu novo produto para conseguir recuperar o mercado perdido em 2014.

A Kanter Worldpanel ComTech também divulgou a fatia de mercado de outros sistemas operacionais móveis. O Windows Phone, da Microsoft, tem 3,8% do mercado americano, enquanto o BlackBerry tem apenas 0,3%. Há um ano os sistemas tinham 4,3% e 0,4%, respectivamente.

Já na Europa, a participação do Android caiu 3,8% e representa agora 66,1%. O iOS ganhou 6,2% entre os europeus. Além dessas boas notícias, a Apple também tem conseguido bons resultados na China, onde sua fatia de mercado passou de 19% no ano passado para 21,5% neste ano.

Fonte: http://venturebeat.com/2015/02/04/apples-ios-tops-android-to-take-first-u-s-market-share-lead-since-2012/