Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google leva função estilo Circule para Pesquisar no iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Maio de 2024 às 11h26

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Google

O Circule para Pesquisar é um recurso do Google exclusivo para o Android que busca qualquer elemento destacado manualmente pelo usuário na tela. Apesar dessa exclusividade, quem tem um iPhone acaba de ganhar uma alternativa: a empresa lançou um novo atalho chamado “Search your screenshot” (“Pesquise sua captura de tela”, em tradução livre), que usa a tecnologia do Lens para pesquisar rapidamente dentro de um print.

O recurso foi projetado para funcionar com o botão de ação da linha iPhone 15 Pro, mas também é possível configurá-lo para abrir com a Siri ou com os comandos de toque na parte traseira do celular em modelos mais antigos. Para isso, a Gigante das Buscas compartilhou um link para salvar a opção no aplicativo Atalhos, do iOS, então você não precisa cadastrar cada etapa do processo manualmente. 

Continua após a publicidade

Assim como o Circule para Pesquisar, a função usa a tecnologia OCR para identificar os caracteres e conteúdos da imagem, mas a diferença fica na forma de ativação: a ferramenta para Android permite pressionar um botão e desenhar livremente sobre a tela, enquanto a alternativa do iOS exige um print e usa os mesmos comandos da pesquisa por imagem do buscador. 

A novidade é um ponto positivo para quem tem iPhone e quer experimentar algo parecido com a função do Android, liberada apenas para alguns aparelhos com o sistema operacional, como a linha Samsung Galaxy S24 e o Google Pixel 8a.

Como usar o atalho do Google Lens no iOS

Siga estes passos para configurar o atalho no aparelho:

  1. No iPhone, acesse icloud.com/shortcuts/7075610410c94d3a90e83d6a1f7d706b;
  2. Selecione “Adicionar atalho”.

Você pode usá–lo com o comando “Ei Siri, search your screenshot”, mas também é possível abri-lo com os toques na parte traseira da tela:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Selecione “Acessibilidade”;
  3. Pressione “Toque”;
  4. Acesse a opção “Tocar atrás”;
  5. Ative aa opção e escolha entre o comando com dois ou três toques na tela;
  6. Procure pelo atalho “Search your screenshot”;
  7. Salve a opção.

Logo após ativar o atalho, o iPhone tira um print da tela e abre a pesquisa com o Lens. O recurso funciona de forma similar à busca por imagem do Google, também disponível para Android e PC.